sexta-feira, 15 de junho de 2012

Excesso de candidatos à prefeitura de Vitória mina mais votos de Iriny que de Luiz Paulo


Cresce o número de observadores políticos que defendem a tese de que o inchaço de candidatos na corrida eleitoral à prefeitura de Vitória é benéfico à candidata do PT Iriny Lopes. A coluna Plenário, do jornal A Tribuna, nesta sexta-feira (15), revela que há uma movimentação de lideranças petistas tentando convencer os candidatos que ainda não firmaram os nomes na disputa que o façam o quanto antes.

A tese do “quanto mais, melhor” aposta que a bonança de candidatos será decisiva para empurrar a candidata petista para o segundo turno. Já o cenário minguado de candidatos tenderia para a polarização entre PT e PSDB, reduzindo as chances de a deputada federal Iriny Lopes passar para o segundo turno.
 Há quem diga que a tese já tem seus desdobramentos práticos. Lideranças petistas estariam costurando com o governador Renato Casagrande a manutenção da candidatura do vereador socialista Sérgio Magalhães. Outras frentes petistas estariam empenhadas em estimular as candidaturas de Lelo Coimbra (PMDB) e José Esmeraldo (PR).

Os estrategistas petistas, ou parte deles, entendem que a disputa polarizada entre Luiz Paulo Vellozo Lucas e Iriny Lopes pode levar mais partidos para o lado do tucano, enfraquecendo a petista.
O raciocínio, no entanto, segue na contramão de uma lógica eleitoral que se repete em quase todos os pleitos. As pesquisas já cansaram de mostrar que o candidato que recebe o apoio da máquina, caso da candidata petista, herda, de saída, de 20 a 30% dos votos. Sem contar que Iriny foi ministra de Dilma e ainda goza do apoio do governo federal, o que também pesa nessa conta, considerando a alta aprovação da presidente.

Nesse cenário, os postulantes a vereador de outras legendas tendem a se “abrigar” no guarda-chuva do candidato do governo, que indiscutivelmente é mais promissor para os candidatos que também querem pegar carona na máquina.
Fora isso, as últimas pesquisas mostraram que o prefeito de Vitória João Coser, que já esteve com a reputação administrativa mais em baixa, já dá sinais consistentes de franca recuperação de sua popularidade, o que também pesa na hora dos candidatos escolherem em que barco irão entrar. SD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook