terça-feira, 12 de setembro de 2017

Quanto ganham os políticos brasileiros?


E por que é importante conhecer o salário desses profissionais?

Por Isabela Souza no Politize  

Mas por que é importante sabermos o salário dos políticos?

Sendo o nosso sistema uma democracia representativa, cabe a nós eleger os políticos que representarão os nossos interesses. Contudo, o nosso papel não se limita a isso! Além de direitos, o cidadão possui alguns deveres para que seja mantida a qualidade do nosso sistema político. Um desses deveres é o de fiscalizar constantemente a administração pública. Todos nós precisamos ficar de olho em como a nossa cidade, estado e país são administrados, desde os serviços ofertados até a execução orçamentária. Só assim podemos garantir que existam serviços de qualidade isentos de práticas corruptas e verbas mal investidas.

Como eu posso descobrir o salário dos políticos?

Agora que já conseguimos (ou tentamos) te convencer da importância de conhecer o salário dos políticos, vamos te mostrar o melhor caminho para que você consiga descobrir sozinho os rendimentos de muitos deles. Inclusive, foi esta a ferramenta que nós do Politize! utilizamos para escrever essa trilha, então sabemos muito bem que ela funciona – quase sempre.

Primeiro, saiba que muitas vezes os rendimentos dos nossos representantes dependem de inúmeros fatores, não só da esfera de governo em que eles atuam, como também das regras definidas pelas Câmaras de Vereadores, tamanho dos municípios, as regras das Assembleias Legislativas e muito mais. Todas essas variáveis você descobrirá ao longo da trilha de textos.

Mas, de forma geral, existe uma ferramenta quase universal para sabermos informações de rendimentos dos servidores públicos, pelo menos no Brasil: os Portais de Transparência. Graças à Lei de Acesso à Informação (LAI), desde 2012 os órgãos públicos são obrigados a disponibilizar a maioria dos seus dados, como forma de garantir a transparência na administração pública. Entre esses dados, estão os salários dos servidores públicos e os políticos entram nessa categoria.

Portanto, para descobrir os salários dos políticos do seu município, por exemplo, basta acessar o portal de transparência municipal. Já para descobrir o salário dos políticos do seu estado, confira no site de transparência do seu estado. E, a nível federal, siga o mesmo princípio.

Ainda assim, nós sabemos bem que nem sempre esses sites disponibilizam as informações da forma mais simples possível, o que não nos ajuda a encontrar esses dados. Acredite, nós passamos por isso! Nesses casos, você pode solicitar a informação ao serviço do órgão público, que tem até 20 dias para responder ao seu pedido.

Agora que você entendeu porque é importante saber o salário dos políticos e qual a melhor ferramenta para isso, vamos logo para a melhor parte…. Afinal, quanto ganham os políticos brasileiros? Vamos lá? Siga a nossa trilha!


Isabela Souza - Estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e assessora de conteúdo do Politize!.

2 comentários:

  1. Parabens pelo texto. a maioria nao sabe e nem tem interesse em saber...
    se o povo soubesse quanto ganham um politico aposentado!
    fiquei surpreso a quantidade de petistas na lista...

    ResponderExcluir
  2. tem cidades comm 10.000 habitantes,vereadores ganhando 5.000 reais para ir a camara duas vezes por semana,ficando das 6:00 as 9:00 da noite.
    sendo que todos tem outro emprego.

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook