SE GOSTOU SIGA O BLOG

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Moody’s avalia perspectivas da economia brasileira

Representantes da agência de classificação de riscos Moody’s se reuniram hoje (3) com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, por cerca de duas horas. Eles deixaram o ministério sem falar com a imprensa.

A Moody's é a única entre as três maiores agências a manter o Brasil com o grau de investimento. As outras duas são a Standard & Poor's e a Fitch, que rebaixaram o país no ano passado.

Ontem (2), os técnicos da Moody's conversaram com presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Segundo o banco, os técnicos verificaram os números da economia brasileira e as perspectivas para o futuro.

A Moody’s avalia o Brasil como Baa3, último patamar na escala de grau de investimento da agência, mas que indica que o país não corre o risco de dar calote na dívida. Entre as principais agências de classificação do mundo, somente a Moody's mantém o Brasil com grau de investimento.

Para receber recursos de investidores internacionais, como fundos de pensão estrangeiros, um país precisa receber a classificação de grau de investimento de, pelo menos, duas agências. Em setembro, a Standard & Poor's rebaixou o Brasil. A Fitch seguiu a decisão e retirou o selo de bom pagador em dezembro do ano passado.

De acordo com o Tesouro Nacional, a classificação de risco é uma nota atribuída a um país emissor de dívida por instituição especializada na análise de crédito, que avalia a capacidade e a disposição de um país honrar, pontual e integralmente, uma dívida.

O rating, destaca o Tesouro, é um instrumento relevante para os investidores, uma vez que fornece uma opinião independente a respeito do risco de crédito da dívida.

Escala da classificação de risco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook