terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ex-presos políticos cubanos recebem autorização para viajar

Sete ex-presos políticos cubanos do chamado Grupo dos 75 foram notificados, nessa segunda-feira (22), pelas autoridades da ilha de que têm autorização para viajar ao exterior, mas “apenas por uma vez”.

Os ex-prisioneiros Félix Navarro, Héctor Maseda e Marta Beatriz Roque estão entre os sete dissidentes que foram informados da autorização temporária de viagem para o exterior, segundo informaram à agência EFE.

Também foram convocados Oscar Elías Biscet, Arnaldo Ramos, Librado Linares, Eduardo Díaz e Jorge Oliver que, como os seus companheiros, foram libertados por meio de uma licença extrapenal, instrumento jurídico que não anula as condenações impostas durante a onda de repressão da Primavera Negra de 2003, que levou à prisão 75 dissidentes.

Félix Navarro disse à agência de notícias espanhola que as autoridades lhe concederam autorização para viajar para o exterior por “uma única vez” devido ao “bom comportamento” desde que saiu da cadeia, em 2011.

O ex-preso afirmou, porém, que vai recusar a concessão do governo cubano, pois a considera uma “estratégia” relacionada com a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à ilha, anunciada para os dias 21 e 22 de março.

Marta Beatriz Roque disse que também foi informada da autorização excepcional e que, na sua opinião, ela não é mais do que uma "prenda" para Obama.

“A minha percepção é a de que querem que fiquemos [fora de Cuba], mas estou há 25 anos nisso e não vou agora vacilar por uma viagem”, disse Marta, a única mulher do Grupo dos 75 que recebeu a licença extrapenal por motivos de saúde em 2004.

Ela afirmou que se aceitar viajar será para visitar os familiares que vivem em Miami (EUA) e que não vê desde 1960, incluindo uma irmã que tem atualmente 82 anos.

Héctor Maseda explicou que se os outros quatro ex-presos do grupo – José Daniel Ferrer, Ángel Moya, Iván Hernández e Librado Linares –, que também têm uma licença extrapenal, não  tiverem essa autorização, então também não a aceita, por uma questão de “princípio e solidariedade”.

Os 11 ex-presos do Grupo dos 75 permanecem na ilha depois de recusar o exílio durante a libertação de prisioneiros de consciência, acordo firmado pelo governo de Cuba e a Igreja Católica em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Explicando as Pedaladas Fiscais - Atualize a página para voltar para o inicio do texto

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook