terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Estátua de Carlos Drummond de Andrade no Rio ganha novos óculos


A estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, recebeu hoje (26) novos óculos, depois ter o objeto roubado pela nona vez. O monumento, considerado um dos mais expressivos e conhecidos da cidade, também foi alvo hoje de uma ação de conscientização para que novos furtos não ocorram.

A multinacional francesa Essilor, que há sete anos adotou a estátua e é responsável por sua manutenção, distribuiu gratuitamente livros do poeta. A ação, segundo a empresa, visa a alertar os turistas e cariocas para o cuidado com o patrimônio público, além de prestar homenagem a Drummond.

O secretário de Conservação da prefeitura, Marcus Belchior, destacou que ações de reparo trazem gastos aos cofres públicos e pediu mais amor à cidade. "Só em reparos, já gastamos R$ 4 milhões. Seja aqui com o Drummond, como na estátua em homenagem a Noel Rosa, em Vila Isabel [na zona norte]. Essas campanhas são importantes para despertar o amor do carioca pela cidade e seus monumentos. Vale lembrar também que monitoramos todas essas áreas e as imagens são encaminhadas para o governo do estado tomar as devidas providências", disse.

Além da manutenção e de ações como a de hoje, a empresa francesa financiou uma câmera de vigilância em 2009, operada pela CET-Rio, que tinha como objetivo inibir novos atos de vandalismo.

A estátua, idealizada pelo artista plástico mineiro, Leo Santana, está na orla de uma das praias mais famosas do mundo desde 30 de outubro de 2002. A obra pesa cerca de 150 quilos e foi feita para retratar um momento rotineiro da vida de Drummond, a partir de registro fotográfico. Sua inauguração se deu em meio às homenagens ao poeta que, embora mineiro, passou parte significativa de sua vida no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook