terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Economia chinesa registra em 2015 o ritmo mais lento dos últimos 25 anos


A economia chinesa, a segunda maior do mundo, cresceu 6,9% em 2015, o ritmo mais lento dos últimos 25 anos, anunciou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas da China.

O governo chinês confirmou a desaceleração da economia, de acordo com o esperado pelos analistas, mas dentro da meta fixada - "cerca de 7%".

Ao longo de 2015, a economia do país asiático continuou a desacelerar progressivamente, ao crescer 7%, no primeiro e segundo trimestres, 6,9% no terceiro e 6,8% no quarto.

A taxa registada no último trimestre do ano é a mais baixa desde o pico da crise financeira internacional, em 2008.

"A economia cresceu a um ritmo moderado, mas estável e sólido", afirma, em nota, o Gabinete Nacional de Estatísticas.

O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou no ano passado para 67,67 bilhões de yuan, a moeda chinesa (9,48 bilhões de euros).

O setor de serviços representou pela primeira vez mais de metade do PIB chinês, à frente da indústria e agricultura.

A produção industrial, que mede o rendimento das fábricas e minas no país, subiu 5,9% em dezembro, em relação ao mesmo período do ano anterior, informou o Gabinete chinês

As vendas no varejo, índice-chave para medir os níveis de consumo, aumentaram 11,1% no mesmo período. O investimento em ativos fixos, que calcula as despesas do governo com infraestrutura, cresceu 10% em 2015, comparado ao ano anterior.

Segunda maior economia do mundo, superada apenas pelos Estados Unidos, a China tem sido o motor da recuperação global desde a crise financeira de 2008.


19 comentários:

  1. Estagnação! Temporária ou trará o fim do sistema capitalista mundial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queda de valor do preço do petróleo .

      Excluir
    2. Desconfiança do investidor extrangeiro frente a suposta possibilidade de maquiagem dos dados economicos

      Excluir
    3. Pode ser o início ou a oportunidade! rs

      Excluir
    4. o fim do sistema capitalista só se dará com a chegada do apocalipse . rsss

      Excluir
    5. Eita, Diogo Alves Pires, mas se assim fosse, já teria acabado no Brasil, pois as notícias são pra deixar o apocalipse no chinelo!!! Mas, do jeito que ele caminha desenfreado, monopolista, dependente, penso que não seja muito difícil, ou pela estagnação real e geral ou pela luta de classes diante do caos.

      Excluir
    6. O que precisamos é de um capitalismo mais dinâmico, de mais facilidades aos acessos as suas ferramentas para que assim a economia progrida num fluxo melhor.

      Excluir
    7. Se levarmos em consideração que hoje o 1% dos mais ricos detém mais riqueza que os outros 99%, veremos que não se trata apenas de um a questão de "fluxos". Em seu nascedouro, o liberalismo econômico é altruísta, defende a liberdade, defende essa "limpeza" dos fluxos; mas já na adolescência precisa garantir a reprodução do capital acumulado na fase concorrencial, suprimindo exatamente a liberdade de concorrência para que o estabelecimento de novos concorrentes não diminua as margens de lucro; da idade adulta para a frente o capitalismo é só superexploração - da natureza e do homem -, monopólios e oligopólios, cartéis e dominação do Estado reduzido a um ente zumbi que age sob sua tutela. Na esfera cultural, tudo isto se converte em individualismo, imediatismo, consumismo e hedonismo, raízes da loucura e da violência!

      Excluir
  2. Pois é, acabei de ver na TV outra reportagem sobre isso. Acredito também que seja passageira, voltará a crescer, mas não como já vimos.

    ResponderExcluir
  3. Aliás, França já botou sua enorme máquina de recursos para funcionar. É isso que gostaria de ver por aqui; soluções, propostas, ideias que não sejam apenas a de criar novos impostos!!! Precisamos nos mexer, essa estagnação me deixa irritada e nervosa. Será que NINGUÉM tem uma ideia boa???

    ResponderExcluir
  4. O sistema chinês é um dos mais desumanos e mais propícios ao capitalismo do mundo... um Estado absolutista que mata e esfola quem ousar se interpor entre o lucro e a superexploração - do homem e do meio ambiente. É lógico que os chineses não esperavam adotar o capitalismo sem ser adotado por ele.

    ResponderExcluir
  5. Verdade!!! Minha mãe costuma dizer que são cruéis, ela tem muitos amigos que saíram correndo da China e nunca mais voltaram.

    ResponderExcluir
  6. Só uma coisa esse ritmo é na contrapartida dos demais paises...

    ResponderExcluir
  7. A monstruosa quebradeira internacional de 2008 e a desaceleração das economias sul americanas e o aumento do dolar enfraquecendo as compras podem explicar em parte o pequeno desaquecimento chinês

    ResponderExcluir
  8. O mais incrível é que todos sempre consideram maniqueisticamente o crescimento econômico o bom e saudável e o desaquecimento econômico o apocalíptico. Lembremos que a atividade econômica não gera apenas o conforto, produz também a exploração do homem e do meio ambiente... às vezes uma camiseta desbotada diminui a atividade econômica na mesma medida em que não tinge um rio com a nossa cor predileta. É bom aprendermos a pensar por essa nova ética...

    ResponderExcluir
  9. Sobre o crescimento chinês há uma dúvida razoável. Tanto sobre a qualidade desse crescimento quanto sobre os números em si. O índice de Gini, que mede a desigualde, da China e do Brasil estão muito próximos. E a quantidade de créditos podres dos bancos chineses é enorme. Na antiga URSS, as metas econômicas eram sistematicamente falseadas e ou distorcidas, já que descumprir a meta era motivo para ir para o Gulag. Essa cultura esteve presente em todos países socialistas e também na China. Hoje se sabe que o Grande Salto para Frente, de Mao, foi um grande salto para trás. As comunas fundiam tudo o que fosse de metal, inclusive utensilios agrícolas, para produzirem aço nos alto fornos domésticos. Ficavam sem instrumentos de trabalho e com um aço imprestável.Mas cumpriam a meta. Ou fingiam que cumpriam. Quando Deng finalmente prevaleceu, as decisões econômicas passaram a ser mais técnicas, mas o viès autoritário e político não se extinguiu por completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que precisamos de uma coisa nova, essas que vimos e vemos, não está dando certo. Mudar tudo vai levar mais 2015 anos.

      Excluir
    2. Nós vimos no século passado o fracasso das experi\encias ditas socialistas. E estamos vendo, nesse século, os problemas do capitalismo. Como eu não acredito no fim da história, penso que a humanidade pode encontrar um sistema mais justo que esse atual. Preservando as conquistas democráticas. Como liberdade de expressão e de organização. O cidadão está se afirmando frente ao Estado onipotente. Todas utopias passadas, a começar da República de Platão, partem de um projeto de cima para baixo, imposto aos cidadãos. Já na República estão as razões de Estado, as mentiras de Estado e a coerção, como forma de implantar o Estado perfeito. Eu já penso como Marx e os anarquistas: o Estado deve se extinguir e ficar em seu lugar uma administração das coisas e dos recursos. Nessa sociedade futura, deve valer aquele outro valor: todo mundo tem o direito de procurar a felicidade e a autorealização. Um dia, ficaremos livres dos ismos.

      Excluir
    3. Pensamento dos Anonymous!!! Concordo também.

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook