SE GOSTOU SIGA O BLOG

domingo, 22 de novembro de 2015

Governo turco convoca reunião de emergência diante do avanço de tropas de Assad

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, convocou hoje (22) reunião de segurança urgente para decidir uma reação ao avanço das tropas do presidente sírio, Bashar Al Assad, apoiadas pela Rússia, na região de Bayirbucak, ao norte de Latakia. A informação foi divulgada por meios de comunicação turcos.

O diário turco Hürriyet online informou que o Exército de Al Assad avançou naquela região do Noroeste da Síria, perto do município turco fronteiriço de Yayladag, na província mediterrânia de Hatay, e conseguiu assumir o controle da estratégica montanha Kizildag.

O presidente da Assembleia síria, Abdurrahman Mustafa, disse ao jornal que, na conquista da montanha, o Exército sírio foi apoiado por bombardeios pesados da Rússia e que as tropas de Bashar Al Assad e do Hezbolah desceram de helicópteros para Kizildag.

Apesar de a resistência turca continuar de pé em várias frentes de Bayirbucak, o número de "mártires e feridos" está aumentando, afirmou Mustafa.


Segundo o governador de Hatay, Ercan Topaca, cerca de 1.500 turcos que fugiram da região chegaram nesse sábado à fronteira turca, informou a emissora CNNTurk.

"Estamos tentando avaliar quantas pessoas podem chegar em caso de nova onda de migração", disse Topaca.


Ele acrescentou que foram enviadas 575 tendas e 4.200 mantas, bem como 20 mil latas de alimentos em conserva e material médico para o outro lado da fronteira, onde estão os refugiados.

Há três dias, Davutoglu condenou o bombardeio de Bayirbucak e chamou o embaixador russo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros em Ancara.

"Nos últimos dias, houve ataques intensos contra a população síria em geral e contra os nossos irmãos turcos em particular, especialmente em Bayirbucak", disse o chefe de governo turco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook