sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Lagoa Juparanã amanhece verde em Linhares, ES

O nível da lagoa também está cada dia mais baixo.

Especialista acredita que a seca tenha contribuído para as manchas verdes.

A lagoa Juparanã, em Linhares, região Norte do Espírito Santo, amanheceu esverdeada nesta quinta-feira (1). O nível da lagoa também está mais baixo. Segundo especialista, a coloração pode ser resultado de obras realizadas para aumentar a conexão entre a lagoa e o Rio Pequeno.

Em dezembro do ano passado o mesmo fenômeno aconteceu na lagoa. Na ocasião, a orientação era evitar contato com a água. Além da mudança na coloração, desta vez o nível da água está cada vez mais baixo.

Segundo o engenheiro ambiental Marcos Aurélio de Almeida, uma das causas possíveis para o baixo nível da lagoa e aparecimento das manchas verdes são as obras de abertura do canal que liga a lagoa ao Rio Pequeno.

As obras ajudam a escoar a água da lagoa e limpar a mancha escura que apareceu no rio na semana passada e prejudicou todo o abastecimento de água da cidade de Linhares.

"Em certos locais da lagoa vai virar uma mini lagoa, porque não vai ter pra onde escoar a água. Então aquele acumulo e o sol quente acaba propiciando esse fenômeno, que se chama eutrofização", esclarece o especialista.

O engenheiro ambiental também explica porque a água mudou de coloração: "Essa parte verde é derivada de uma toxina que é produzida pelas algas e isso destrói todos os seres vivos que estão no sistema".

Entretanto, segundo a Prefeitura de Linhares, a água esverdeada é um processo natural por causa das altas temperaturas da água e falta de chuva, e não tem relação com as obras realizadas na boca do Rio Pequeno.

A prefeitura também informou que o município acompanha diariamente o nível da água e que ele não foi influenciado pelos trabalhos, que estão sendo acompanhados por técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e da Agência Estadual de Recursos Hídricos.

Seca prejudica a pesca

A seca já prejudica o trabalho de mais de 200 pescadores da região. Com a mudança na coloração da lagoa, eles têm ainda mais dificuldade de tirar seu sustento da lagoa.

"Fica difícil para os pescadores sobreviverem dessa maneira. A gente passa três ou quatro dias para pegar dois quilos de peixe", lamenta João Foreste.

Os pescadores tem medo de que as obras para abrir o canal para o rio prejudiquem ainda mais o nível da lagoa.


"Estão matando a lagoa Juparanã para salvar o Rio Pequeno. O pescador já não está mais suportando. Além da falta de peixe, agora tem falta de água também", disse Milton Jorge, presidente da Colônia de Pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook