quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Alberto Youssef confirma na CPI da Petrobras que Aécio Neves recebia “recursos” de Furnas


Por Dag Vulpi

Muitos dos manifestantes e paneleiros que ocuparam as ruas Brasil afora no último dia 16, declaradamente eleitores do candidato derrotado democraticamente nas urnas, Aécio neves, mas que ainda não aceitam a derrota como resultado, tornam exposta a hipocrisia nacional da seletividade ao execrarem acertadamente políticos da base aliada envolvidos em corrupção, mas que, por outra lado, pecam ao defenderem políticos igualmente corruptos, porém, com o “diferencial” de serem da oposição.

Não fazem nem seis meses que foi divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o vídeo [assista abaixo] em que o doleiro Alberto Youssef afirma ter ouvido do ex-deputado federal José Janene e do presidente da empresa Bauruense, Airton Daré, que o tucano Aécio Neves dividiria uma diretoria de Furnas com o PP e que uma irmã dele faria a suposta “arrecadação de recursos”.

No depoimento, prestado para o grupo de trabalho da Procuradoria-Geral da República Curitiba (PR), Youssef afirmou ter auxiliado Janene e transportado para ele, algumas vezes, propinas pagas pela empresa Bauruense por contratos em Furnas. A propina teria sido paga, segundo o doleiro, entre 1996 e 2002 – durante o governo Fernando Henrique Cardoso – do PSDB.

Janene arrecadava entre US$ 100 mil e US$ 120 mil mensais, com pagamentos em espécie, em dólares ou reais. O doleiro disse ter ouvido o então deputado Janene, do PP, afirmar que a diretoria de Furnas seria dividida com o PSDB, mais especificamente com Aécio Neves.

“Ele conversando com outro colega de partido, então naturalmente saía essa questão que na verdade o PP não tinha a diretoria só, e sim dividia com o PSDB, no caso a cargo do então deputado Aécio Neves“, declarou Youssef. O doleiro afirmou ter ouvido algumas vezes que caberia a uma irmã de Aécio fazer a arrecadação de recursos na Bauruense.

A procuradoria estranhamente decidiu não levar adiante as investigações sobre o tucano – que agora apoia marchas contra a corrupção no Brasil, e pela derrubada de Dilma.

Mas para que não pairem dúvidas entre os seletivos, e que ao menos torne rubra a face dessa sociedade hipócrita, nessa terça, 25/08, o doleiro Alberto Youssef, confirmou durante seu depoimento (vídeo abaixo) para a CPI da Petrobras no Congresso Nacional durante sabatina feita pelos integrantes da Comissão parlamentar de Inquérito, que mantinha sua afirmativa de que o senador tucano Aécio Neves, arrecadava recursos, ou seja, recebia propinas no esquema de Furnas.

Confira abaixo os dois vídeos:

O primeiro é o do depoimento prestado para o grupo de trabalho da Procuradoria-Geral da República;

E o segundo é o feito para a CPI da Petrobras no Congresso Nacional.




60 comentários:

  1. ouvido falar nao e prova...............mas se tem provas que o prendam
    e o mande fazer visita a ze dirceu

    ResponderExcluir
  2. Então hoje ele confirma que TERIA ouvido isso e aquilo contra o Aécio. Não mudou nada, pois. Concluindo, não TDM nada tão incriminador assim no seu depoim então, só sensacionalismo de quem quer prejudicar popularidade do Aécio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior cego é o que não quer ver, Eduardo Lopes. Tadinho do Aécio, né, um anjo metido no meio desse monte de demônios da política! Larga de ser alienado, meu bom!

      Excluir
  3. É incriminador mas não constitui prova per si. Mas não esqueça que as delações sempre serão investigadas para averiguação e eventual obtenção de provas.

    ResponderExcluir
  4. Aécio é neto de Tancredo Neves, típico exemplo da matreirice e moderação da política mineira. Sob o prisma psicológico, esse Aécio incendiário, que de repente aflorou e incitou a queda da Dilma, coincide com a atitude de alguém que sabe que errou e que seu erro logo será comprovado. Então, de repente, a solução é derrubar este governo para poder melar as investigações. O tempo dará a resposta sobre isso

    ResponderExcluir
  5. Quando alguém defende os petistas acusados, dizem que é gente que defende bandido. E quando defendem Aécio, o que seria???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que sempre digo, essas pessoas são vítimas de um transe coletivo. Em suas mentes deformadas pelo martelar da mídia e da máquina política, imaginam-se o bem encarnado contra o mal e que como tal estão acima das demandas da ética e da moral. O reducionismo é simples: se sou bom e combato o mau, então a forma como vejo as coisas e como ajo contêm esse lastro do bem e não podem conter erros, são perfeitos como o bem que encarnam! Assim se formam os zumbis que saem às ruas para combater a corrupção em nome de um corrupto reconhecido e seu projeto de poder!

      Excluir
  6. No Paraná estranhamente não houve investigação . Mas agora será diferente. ..esperem e vocês vão ver ! Concordo com você Celio De Jesus Ribeiro a atitude dele é de puro desespero.

    ResponderExcluir
  7. Aí Valmere Santana pergunto qual a faixa que usarão? "Somos milhões de Cunhas," beirou a insanidade e falta de coerência. Aliás coerência e o que esse festival de sandices não tem mesmo
    Haja vista aquela senhora com o cartaz "porque não mataram todos em 1969?" (acho que foi isso ), se bobear está mesma pessoa vai a igreja toda semana. Eu hein

    ResponderExcluir
  8. Quando as pessoas defendem pessoas como o Cunha e o Aécio, elas agem por um desespero irracional pois já perderam qualquer esperança com este governo.

    ResponderExcluir
  9. Absolutamente nenhuma prova concreta, apenas palavras de um bandido condenado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que se investigue! Janene estaria mentindo? Vamos casar datas contas e pessoas!

      Excluir
    2. Por mim todos devem ser investigados; e se comprovada a culpa, que sejam punidos.

      OS petistas não pensam assim, querem que os membros de seu partido saiam ilesos, mesmo que sejam culpados.

      Percebe a colossal diferença?

      Excluir
    3. Imprudente, foi vossa cavalgada dos insensatos, mesmo como você falou (qual a novidade?) já saber.

      Excluir
    4. E Hélio, agora, concorda comigo?! Já conseguimos algo de consensual...

      Excluir
  10. O problema, Valmere Santana , é que ter ouvido falar, ter ficado sabendo não constitui prova alguma. É mais ou menos como nada ter dito.

    ResponderExcluir
  11. Pau que bate em chico também bate em francisco. Todo mundo que tá preso na Lava-jato o está em função da delação de um desses bandidos. Ao que parece, entretanto, é que as pessoas querem crer que seja verdade quando as denúncias atingem aos inimigos e se apressam em desmentir e desqualificar quando atingem aos amigos. Chega de hipocrisia! https://www.youtube.com/watch?v=Zq9Hh2VM8Bs

    ResponderExcluir
  12. Até tu Dagmar Vulpi? Se ele realmente estiver envolvido, o que alivia para o pt ou outros partidos já citados? Minimiza os efeitos da incompetência e da desonestidade de Dilma? Dilma e o pt devem continuar só porque o Aécio também não é honesto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa, já está ficando ridículo essa torcida por partidos e pelo governo. Político tem que ser fiscalizado e enquadrado, não importa a porcaria do partido. Cadeia para todos.

      Excluir
    2. Larga de hipocrisia, "doutora", e pára de defender seus corruptos! Cadeia pra todo mundo, sem perguntar partido! Aécio foi citado como todo mundo, só não foi preso como todo mundo. Isto só indica que a justiça trabalha mesmo a favor de alguns, o que é uma vergonha!

      Excluir
    3. E por que ele deveria ser preso? Já foi provado alguma coisa contra ele?

      Excluir
  13. ALBERTO YOUSSEF NA CPI DA PETROBRÁS
    - Sr Alberto Youssef, o Sr. tem conhecimento se Aécio recebeu dinheiro de Furnas?
    - Sim, eu tenho conhecimento disso.
    - O Sr. participou dessa operação?
    - Não. Eu não participei da operação de Furnas.
    - Então como o Sr. sabe disso?
    - O meu cumpadre, José Janene, ele é que falava isso.

    ResponderExcluir
  14. Se cumpadre Janene falou ou deixou de falar, isso é problema dele. Mas já que o nome do Aécio Neves surgiu que seja apurados os fatos e provas. Que ele tbm pague pelo que fez e pronto. E vamos limpar de vez o país.

    ResponderExcluir
  15. Sabe que ratos pensam muito né. Lembrei daquela propaganda que João ficava com Claudia que ficava com André que dormia com Márcio e sonhava com José que dormia com o Ricardão que ficava João ,Claudia, André. E esta istorinha me lembrou as negociatas do PT.

    ResponderExcluir
  16. Valmere para que você pessoalmente precisa de um partido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi provado algo contra um monte de gente que está presa? Estão presos com base nestas mesmas acusações, feitas pelas mesmas pessoas. Acaso há uma lei para uns e outra para os outros? Larga de hipocrisia, né!

      Excluir
    2. Você está pondo em dúvida a justiça nesse país Valmere?

      Excluir
    3. Eu não preciso de um partido e não tenho por não precisar.

      Excluir
    4. Lamento ser um destruidor da inocência alheia, mas tudo isto não passa de encenação... não se trata de justiça, se trata de luta pelo poder! Na luta pela hegemonia, cada um luta com os pedaços do poder de que dispõe contra os pedaços do poder do adversário. Não sejamos inocentes!

      Excluir
    5. Fale por si. Eu não sou inocente de confiar nessa "catchiguria"

      Excluir
  17. Digo sempre que estamos "de camarote". Não recuar nenhum milímetro!

    ResponderExcluir
  18. Para aqueles que ainda não aceitaram a ideia de que no seu paraíso também existem serpentes, Leandro Karnal, em suas sábias palavras decifrou o seu equívoco. Para evitar, possíveis desgastes com o arrastar de quilométricas réplicas e tréplicas, até porque já me posicionei na postagem, e nela está o que pesquisei e confirmei e não o que eu queria que fosse a realidade, deixarei como resposta para todos os que sem perceberem tentam monopolizar o discurso do bom senso, as palavras de Karnal, não somente porque o momento é oportuno, mas além disso, elas sintetizam com propriedade esse sentimento que tomou conta da nossa sociedade:

    “Pessoas felizes no Brasil seriam aquelas que acreditam profundamente, muitas pessoas acreditam, que a corrupção está a cargo de um partido. As pessoas que acham que a corrupção está a cargo de um partido e que bastaria tirar esse partido do poder para que o reino da justiça e da igualdade se instalasse no país são pessoas muito felizes, são pessoas que substituíram cultos como o do papai Noel e do coelhinho, pelo culto da corrupção isolada. E quando eu digo isso eu não estou dizendo que um ou outro partido não sejam notáveis pela corrupção, eu estou dizendo aquilo que eu venho dizendo seguidas vezes em muitas manifestações” (Leandro Karnal)

    ResponderExcluir
  19. Para você que ainda não aceitou a ideia de que é sim possível que no seu quintal também cresçam ervas daninhas e sente-se seguro por isso assista esse curto vídeo do Karnal, asseguro-lhe que valerá muito a pena: Leandro Karnal - " As pessoas felizes no Brasil"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou hipócrita e nem acho a ignorância uma benção. Em teoria lindo tudo que ele disse, mas na prática funciona? Devemos aceitar "lideres" sem moral nenhuma, sem competência nenhuma, só porque somos falíveis também? Como se rompe esse círculo vicioso? Se eu considerar ao pé da letra tudo que ele disse, vou achar os cachorros mais inteligentes do que nós. Pelo menos eles reconhecem o líder pela sua superioridade.

      Excluir
    2. E não é uma consideração a respeito de partidos, por favor

      Excluir
    3. Sandra Mendes respeito a sua forma de interpretar os fatos, porém, me reservo o direito de não pactuar com ela. Não fiz a postagem com pretensões de mudar opiniões, ainda mais aquelas já enraizadas nos subconscientes de cada um. Apenas estou apresentando a minha versão de alguns fatos que estão disponíveis para todos, mas que infelizmente, não vai ao encontro das expectativas de muitos.

      Excluir
  20. Estas coisas que estão acontecendo não é nenhuma novidade para alguem que acompanha noticias economicas e politicas no Brasil. Acontece que a lei no Brasil não existe para estas pessoas. E nem precisa ser politico pois um ex vizinho meu todo mundo via que ele era traficante pois todos viam ele distribuir drogas aos carros que paravam em frente; a policia fez uma batida e prendeu tudo que lá tinha, saindo com inumeras sacolas e a moral disto tudo é que o cara não curtiu nem 2 horas de delegacia e continua a fazer a mesma coisa. Se voce é politico, poderoso ou amigo de poderoso, não existe justiça para voce.

    ResponderExcluir
  21. Quanto a Karnal o que se pode ver são fatos que mostram muito bem a fonte da corrupção. O grande problema na politica é que os Partidos não conseguem e nem querem seguir os conselhos de Polonio e assim insistem em legislação eleitoral baseada em fundamentos da corrupção : dinheiro, amizades, possibilidades de negociatas, etc...... Enquanto a democracia não melhora, resta-nos procurar alguem e não o partido em si, que siga os conselhos de Polonio. Dificil mas tem, é só esquecer os partidos que voce acha

    ResponderExcluir
  22. A melhor fala de Karnal é quando dissde que existem pessoas que acreditam que basta tirar um partido (o PT) que todos os males da corrupção desaparece. O que eu digo é que estas pessoas não são ingenuas, são burras mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mourão não se trata de "tirar" um partido, por acaso esse partido é o pt. Trata-se de uma mentalidade de nivelar tudo por baixo. Pessoas que ocupam altos cargos públicos não podem ou melhor não poderiam se igualar na miséria moral de ladrões comuns. Você é um ladrão, você desvia dinheiro que não é seu de algum lugar? Você se mete a fazer coisas para as quais não está preparado e em consequência prejudica pessoas? Então porque apoiar os que fazem isso?

      Excluir
  23. Concordando com a Sandra Mendes, volto ainda a dizer, alegar e não provar é o mesmo que não alegar. O delator disse ter ouvido isso e aquilo, nada presencialmente, resta agora investigar e ver se o que diz tem algum fundamento. O Moro não é nem um idiota, não colocaria na cadeia os que lá ja estão só pelo prazer de alí vê-los, não se iludam.Tudo que faz fundamente juridicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é o caso de defender este ou aquele, isso deve ocorrer com o comum do povo; como, com que fundamento, por um criminoso ter sido dito que ouviu dizer que furtei algo, vou acabar preso. É inimaginável.Vivemos um estado de direito.

      Excluir
    2. Pois é, olha um exemplo de pessoa certa no lugar certo, o juiz Moro.

      Excluir
    3. Sandra Mendes, o grande problema não é "tirar" o PT, ou qualquer outro P. A fala de Youssef reflete o que ocorre no cotidiano brasileiro. Um disse, o outro falou. Não temos espírito de "nação". Falta-nos matéria-prima. Nosso povo não se enxerga como protagonista da própria história.

      Excluir
  24. Eduardo Lopes é compreensível concordarmos com os quais alinhamos nossas perspectivas. Porém, é falha a velha máxima de que, para "os outros" basta alguém alegar mesmo sem que haja provas para aquela alegação servir para embasar as nossas convicções, mas que, quando estas alegações vindas da mesma fonte, porém direcionada para "os nossos" já não servem.

    Oras bolas, para sermos coesos, devemos considerar que por enquanto não há culpados nessa história, que, aliás, é o que preconiza a Lei, ou seja, todos são inocentes enquanto não se prove o contrário. Portanto é falha, ou hipócrita que foi a expressão que usei na minha postagem, a ideia de considerarmos alguns políticos culpados e outros inocentes, quando temos como elementos apenas as acusações feitas por delatores que também estão no banco dos réus. Ou sejamos sensatos e consideremos que baseado nas delações todos são culpados, ou por outro lado, que seria o mais próximo de nos emparelharmos com a Lei, consideremos todos inocentes, ao menos enquanto suas culpas não forem comprovadas pela justiça.

    Ao fazermos um comentário consciente numa determinada postagem bradando cadeia para todos, independendo de partido, e noutra exigimos que a justiça seja feita somente para os "dos outros”, estamos nos contradizendo, ou pior ainda, estamos sendo seletivos, fechando os olhos para os erros dos nossos e esbugalhando-os para os dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi essa minha linha de pensamento Dagmar Vulpi; veja noutra postagem sua acerca do mesmo delator ou melhor, colaborador,, qye, quando se manifesta relativamente a Dilma e Lula, minha opinião foi a mesma daqui, ou seja, meras presunções. Se Dilma ou Lula sabiam disso ou daquilo, em virtude de suas posições no governo, ele presumiu que soubessem. Como dizem, até aí morreu neves ou algo assim.

      Excluir
    2. Certo Eduardo Lopes, eu havia lido seu outro comentário. Portanto, deduzo que não lerei mais nos seus futuros comentários, afirmativas de que este ou aquele deva ser preso ou perder o mandato, ao menos até que a justiça investigue, julgue e considere-os culpados. Pois não?

      Excluir
  25. de concreto, temos José Dirceu preso, dois tesoureiros do PT presos, a maioria dos grandes empreiteiros presos ou atolados até o pescoço em esquemas de corrupção, inúmeros politicos de outros partidos citados, e uma pergunta que não cala: alguém tem o estatuto do PT?

    ResponderExcluir
  26. E falando em estatuto... Alguém sabe se o PSDB ao menos tem um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, Ricardo Drummond de Macedo, o do PSDB eu conheço, do PPS também, do PHS também, mas não consigo entender o do PT.

      Excluir
  27. E onde leu isso Dagmar Vulpi, acerca desse assunto sempre fui coerente. Posso ter me manifestado relativamente à política do governo, medo de comunismo, coisas do naipe mas nunca, que me recorde, de pedir prisão sem provas. Entretanto, pode confiar que nesse sentido não me manifestarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, concluindo, concordei com as que foram efetivadas pois confio no julgamento de Sua Excelência o Juiz Sergio Moro.

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook