terça-feira, 16 de junho de 2015

O PT não é uma quadrilha, mas erra ao aplaudir seu ex-tesoureiro


Não gosto quando as pessoas se referem ao PT como “quadrilha”. Não contribui para o debate e é um desrespeito a inúmeros simpatizantes petistas que são honestos.

Porém, é perturbador constatar que o congresso do partido aplaudiu o ex-tesoureiro João Vaccari de pé, por mais de um minuto. Vaccari está preso porque pesam contra ele acusações fortíssimas e bem-fundamentadas de que foi um dos coordenadores do processo de pilhagem da Petrobras.

Ao aplaudi-lo assim, o PT aplaude essa pilhagem, solidariza-se com ela, assume publicamente a defesa de uma prática criminosa que fragilizou grandemente a mais importante empresa brasileira, seja do ponto de vista material, seja simbólico. O PT deu uma bofetada no Brasil e nos avisou que faria tudo outra vez.

A única explicação para esse comportamento também é perturbadora: ao aplaudir Vaccari freneticamente, demonstrando-se tão solidário a ele, o PT tenta assegurar seu silêncio. Se ele falar o partido acaba.

Recentemente declarei que tinha esperanças de que as aspirações da sociedade – e principalmente, da antiga base social do próprio PT – se expressassem no congresso do partido. Eu estava errado. Qualquer levantamento mostrará que 100% dos participantes do congresso são funcionários do governo, do partido ou de suas organizações afins, como já vinha ocorrendo em congressos anteriores. Não há lá operários de chão de fábrica, professores que estejam em sala de aula, ninguém que compartilhe o dia a dia dos trabalhadores brasileiros.

O que mais assusta essa gente, e o que a conexiona, é o pavor de ter de retornar, um dia, ao mundo do trabalho, que ficou para trás. É o triste fim de um caminho.





Abraços, César Benjamin.

3 comentários:

  1. mas foi o Procurador da Republica indicado por eles qe falou isso

    ResponderExcluir
  2. o fato e qe o pt mentiu enganou todo mundo falando qe era diferente mais e igual ou pior.
    mesmo nunca ter votado no lula qando ele ganhou em 2002 pensei pior do qe esta nao fica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ivan,

      Você está se transformando no meu leitor mais participativo, agradeço suas visitas e comentários.

      Neste ponto o PT não se difere dos demais partidos, ou seja, mentir parece ser a especialidade de todas as siglas. Todos são muito bons enquanto oposição, porém. quando finalmente alcançam o poder se nivelam por baixo. Quando o PSDB era a situação e o PT a oposição os papeis de mocinho e bandido eram invertidos. rss

      Contando com novos comentários seus.

      Abração

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook