terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PT processa delator da Petrobras e pede sindicância contra 'vazamento'




Por Cristiane Agostine | Valor

SÃO PAULO - O PT entrou na Justiça nesta segunda-feira contra o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, por ter acusado o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, de receber recursos ilegais por meio de um esquema de corrupção com contratos da companhia petrolífera. Advogados da legenda protocolaram nesta segunda-feira duas interpelações judiciais contra Barusco na Justiça Cível e na Criminal, do Rio de Janeiro.

Segundo o partido, Barusco está sendo processado cível e criminalmente por ter acusado o secretário de Finanças de intermediar a arrecadação ilegal de recursos para a sigla. Em delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato, o ex-dirigente da Petrobras disse que o PT recebeu até US$ 200 milhões de forma ilícita, por meio de contratos da Petrobras com empresas, e afirmou que Vaccari teria recebido US$ 50 milhões.

O PT protocolou também pedidos de sindicâncias na Corregedoria Geral da Polícia Federal e na Corregedoria Geral do Ministério Público Federal, em Brasília. Os advogados do partido pediram a apuração das corregedorias da PF e do MPF sobre os “sucessivos vazamentos seletivos e direcionados contra o PT”.

Em nota, o PT negou irregularidades e disse que “recebe apenas doações legais devidamente declaradas à Justiça Eleitoral”.

Nesta terça-feira, os advogados do PT levarão uma representação ao Ministério da Justiça, para dar ciência às interpelações apresentadas às corregedorias do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook