quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O grito idiota de “Vai pra Cuba” foi para o espaço com a reaproximação de Obama


por : Kiko Nogueira no DCM

O grito de guerra “Vai pra Cuba” foi ferido de morte na tarde de quarta feira, 17 de dezembro.

Num pronunciamento, Obama anunciou medidas para normalizar as relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba mais de 50 anos depois da ruptura.

Parte do acordo incluiu uma troca de prisioneiros: os cubanos libertaram Alan Gross, preso há cinco anos por espionagem, e um agente cujo nome não foi revelado. Os americanos soltaram três cubanos.

“O isolamento não funcionou”, disse Obama. “Está na hora de uma nova abordagem”.

O embargo econômico continua, mas haverá um esforço no sentido de amenizá-lo. Os EUA restabelecerão uma embaixada em Havana. Viagens de americanos serão “flexibilizadas”, o limite de dinheiro enviado sobe de 500 para 2 mil dólares, empresas de telecomunicações poderão se instalar na ilha. Será revisto o status de Cuba como “estado patrocinador do terrorismo”.

De acordo com o New York Times, foi um movimento corajoso de Obama. “Muito provavelmente, a história vai provar que ele tinha razão”, lê-se num editorial intitulado “Um Novo Começo”. Como dizia Solozo, de “O Poderoso Chefão”: “Nada pessoal. É apenas bíziness”.

Mas a reaproximação deixa com a brocha na mão milhares de idiotas. É mais ou menos como o estádio num show de Paul McCartney descobrir que o refrão de “Hey Jude” era dedicado a Hitler. Qual o sentido em cantar?

O “Vai pra Cuba” foi consagrado como o xingamento máximo de reacionários cabeça oca, o apelo ao degredo mais asqueroso, o inferno, o oposto de Miami. Mas como soltar esse berro da garganta agora que o companheiro Obama, o líder da maior nação do mundo livre, comete esse ato de traição?

Aécio, mesmo, pegou carona na onda. Atacou, por exemplo, o porto de Mariel nas eleições. “O seu governo optou por financiar a construção de um porto em Cuba, gastando R$ 2 bilhões do dinheiro brasileiro, enquanto os nossos portos estão aí esperando”, disse a Dilma num debate.

Aécio sabe que seu anticubanismo é papagaiada. Sua irmã Andrea esteve em Havana algumas vezes e registrou sua felicidade em seu blog, misteriosamente retirado do ar depois que foi notícia no DCM. Mas o que valia para Aécio, naquele momento, era agradar aos bolsonaros e denunciar a ditadura socialista do PT.

Cuba se aproximou de Miami. Logo mais surge uma ponte feita pela Odebrecht. O mundo real deu uma rasteira na paranoia.

Agora: haverá um período de luto até que a ficha caia. O “Vai pra Cuba” deve prosseguir por algum tempo no coração de acéfalos inconformados. Os comentários nos portais são uma aula sobre a ausência de limites da estupidez.

“Estão alimentando o monstro comunista. Esse Obama nunca me enganou, é um melancia, verde por fora e vermelho por dentro”, escreve um sujeito no site da Exame.

“TRAIDOR. O que esperar de um socialista??”, escreve outro.

No Uol:
“Obama tem e que bombardear cuba acabar com todos os cubanos e Dilma e Lula também”.

“Espero que em 2016 os Republicanos voltem ao poder nos EUA”.

“Se for para invadir e derrubar o sistema e ajudar o povo cubano…”

E um longo, interminável etc. Por enquanto, o papa, articulador do reatamento, está sendo poupado. Francisco avisou que visitará Cuba em 2015. Até lá, tudo pode acontecer, ainda mais se depender de comunistas safados como Obama, Francisco e os Castro.

Sobre o Autor: Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

24 comentários:

  1. Já vi comentário de tucano que Obama é vermelhinho.

    ResponderExcluir
  2. Tudo culpa da Dilma,agora a direita pira.......kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Continua valendo sim.... só acaba o dia que eles abandonarem a ecomonia planificada e incluir a liberdade no dia a dia deles. Pensei que vc soubesse que o motivo da expressão fosse esse...

    ResponderExcluir
  4. O amargo triunfo do império liberal resultou em uma das maiores crises da economia mundial, no retorno ao nível de concentração de renda do século XIX, e em enormes desigualdades onde alguns tem jatinhos particulares nos quintais, enquanto populações morrem de fome. Sem falar nas intermináveis guerras patrocinadas pelo mundo afora.

    Alívio para a heróica população cubana, e olho na águia americana que pode estar querendo reforçar laços com a América Latina já que Europa não está muito disposta a seguir o alinhamento automático com tio sam. Rumores sobre surpresas vindas da Alemanha correm por aí.

    ResponderExcluir
  5. Dagmar Vulpi não venha você dar uma de desentendido, que você não é!.. alias.. você é sabio e muito inteligente, e sabe que a frase "Vai Pra Cuba" ou "Vá Pra Cuba" que foi, e continuará ser pronunciada pelos opositores a esse Govervo((mentiroso)) tem UM unico motivo! QUER DITADURA... VÁ PRA CUBA...

    ResponderExcluir
  6. Vá pra Cuba com Obama Lula Dilma equem vces quizerem
    ... Vao fazer sua Ditadura lá!!!

    ResponderExcluir
  7. Agora vamos falar para a esquerda festiva: Vá para os E. Unidos com os cubanos! Rssssssss

    ResponderExcluir
  8. Mas parece que vocês (generalizando) que foram derrotados democraticamente nas urnas e que foram às ruas pedindo a intervenção dos EUA mudaram muito rápido de opinião. A continuarem assim, como vocês vão querer ser oposição? Será que alguém acreditaria numa oposição que a cada dez dias fala uma coisa que contradiz a outra? ai ai aia heimmm. rss

    ResponderExcluir
  9. Adriano Fernandes não... acha que o Ditadores de Cuba irão abrir esse lado, aonde o Povo Cubano possa viver em qual Pais quizer?! Duvido.. vao fazer como os medicos Cubanos do Brasil.. se alguem for a trabalho para EUA terao que deixar a familia em Cuba.

    ResponderExcluir
  10. ahhh se eu tivesse ido a rua pedido isso... ia até concordar com você... mas como não é o caso né... fica na generalização.

    ResponderExcluir
  11. Assim como o aécio não apresentou um plano de governo, durante a campanha, a oposição também não tem um plano de oposição.
    É arrivismo puro

    ResponderExcluir
  12. Desde do tempos a.c no Egito esses Ditadores querem escravos para sustentar suas mordomias! Por isso essa raça tem odio de Jesus e dos ensinamentos de Moises.. aonde ambos foram enviados para nos mostrar as verdades e nos libertar da escravidao desse moribundos.. e claro.. tantos outros ensinam Isaias, Etc.

    ResponderExcluir
  13. rsrs... ele apresentou o plano sim... e não... não se pode ter um plano de oposição porque isso seria se igualar a oposição estilo esquerda burra.

    ResponderExcluir
  14. Isso é uma artimanha para libertar os cubanos da ditadura

    ResponderExcluir
  15. Mesmo que seja apenas uma artimanha para libertar os cubanos penso que é muito válida Helio Orgolini.

    ResponderExcluir
  16. Mais e 150 países tem negócios com Cuba...

    ResponderExcluir
  17. Eu ficaria muito feliz se existisse liberdade de verdade na ilha, mesmo que população continuasse preferindo o comunismo.

    ResponderExcluir
  18. A questão dos investimentos na África e Cuba são muito simples de entender quanto a forma com que foram feitos:
    - O Governo tinha um projeto de desatrelamento dos estados unidos, com o qual a oposição não concorda.
    O caminho foi fazer emrpéstimos e investimentos à revelia dos miquinhos amestrados de tio sam e, agora, colher os bons frutos das iniciativas

    ResponderExcluir
  19. Sabe o que é bom dessa noticia, é que agora uma maior parcela do povo Cubano vao ter((eu espero)) uma melhora financeira em suas vidas!isso é... se os Morimbudos Ditadores, sangue sulgas deixarem... Asim como no Brasil.. aonde os sangue sulgas Parasitas((nossos Parlamentares)) que não deixam que o Povo brasileiro fiquem melhor de vida... arma dos sangue sulgas((IPTU.. IPVA.. PEDAGIO.. IR... IPI.. INSS... E OUTROS... AFIIII... TEM GENTE AINDA DEFENDENDO PARTIDO .

    ResponderExcluir
  20. Deixando de lado as brincadeiras que também são bem-vindas, mas penso que essa é uma data a ser comemorada. Só em imaginar que Cuba poderá vir a se transformar numa democracia já seria um bom motivo para que todos nós ficássemos muito felizes.

    ResponderExcluir
  21. E quando irão democratizar os kibutzim ( comunistas ) israelenses, sobre os quais ninguém fala?

    ResponderExcluir
  22. Israel é a única democracia verdadeira do Oriente Médio.

    ResponderExcluir
  23. Eu sempre recomendei que se fosse para Cuba, sem ironia, ver com os próprios olhos a experIência dos Castros. É que uma direita miope, que rivaliza com uma esquerda catatônica, ainda insiste em afirmar que lá existe um regime comunista e que o Brasil pretende seguir adotar esse modelo. O discurso ideológico do regime cubana já estava em frangalhos faz tempo. E quando um regime não tem um discurso que o justifique, ele está condenado. Parece que essa inflexão poderá se comparar a aproximação sino-americana da década de 70 com os desdobramentos que perduram até hoje. Só que falta a Cuba a base material para tocar um projeto nacional independente. Ela poderá, no máximo, se tornar um país dependente do capitalismo mundial, com uma oligarquia militar que mantém o poder, mesmo com certas concessões democráticas, como o Egito.

    ResponderExcluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook