sábado, 23 de agosto de 2014

Especialistas veem avião que transportava Campos 'invertido' em vídeo


O avião que transportava o candidato à presidência Eduardo Campos, quatro assessores e dois tripulantes, pode ter voado “invertido”, ou seja, com a barriga para cima antes de sofrer a queda. A avaliação é de especialistas ouvidos pela BBC na França e nos Estados Unidos.

A aeronave Cessna Citation 560 XL caiu nos fundos de um imóvel no Boqueirão, em Santos, no último dia 13. O acidente deixou onze pessoas feridas em solo e atingiu pelo menos 13 imóveis. Dois deles, uma academia e um prédio com quatro apartamentos, localizados no perímetro entre as ruas Vahia de Abreu e Alexandre Herculano, seguem interditados.

Imagens da queda do avião, gravadas por câmeras de monitoramento de um empreendimento imobiliário, na Avenida Francisco Glicério, mostra a rota da aeronave.

O especialista em aviação Jean Serrat, ex-piloto da Air France e ex-vice presidente do Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha (SNPL) da França, acredita que o avião estava invertido antes da queda. "É possível pensar que na hora de arremeter, o avião estivesse a uma velocidade muito baixa em relação ao seu peso", diz Serrat.

"Isso ainda é mais acentuado se o piloto estiver fazendo uma curva para mudar a trajetória", diz Serrat. "Uma asa do avião pode ter perdido a sustentação, fazendo com que o avião virasse e ficasse em posição invertida, caindo de costas em alta velocidade", afirma o especialista, ressaltando que se trata de uma hipótese.

"Como a altitude era muito baixa, o piloto não tinha mais tempo para retomar o controle e fazer manobras para recuperar o voo. Ou o piloto não fez os procedimentos corretos com o flat da asa ou não estava na velocidade adequada no momento de arremeter o avião. O avião caiu em grande velocidade e com ângulo de descida muito superior ao normal", acrescenta.

Para Gérard Arnoux, ex-presidente do Sindicato dos Pilotos da Air France (SPAF), que realizou investigações paralelas sobre o acidente com o voo Rio-Paris da companhia aérea, em 2009, o piloto do Cessna que transportava Campos "perdeu o controle" da aeronave."O avião caiu com uma inclinação muito forte e com velocidade muito elevada", diz Arnoux.

Após assistir ao vídeo, o especialista americano Peter Goelz, ex-diretor da National Transportation Safety Board (NTSB), também destacou o fato de o avião parecer estar invertido. "Parece que o piloto perdeu completamente o controle".

Piloto perdeu o controle

O piloto Marcus Britto, ouvido por A Tribuna, também acredita que os pilotos não tinham mais o controle da aeronave naquele momento, e a queda em uma área razoavelmente grande e desabitada por foi acaso.

”No avião está claro que o avião está caindo descontrolado. Se o piloto estivesse tentando fazer um pouso de emergência, não estaria embicando a aeronave em direção ao solo, como aparece nas imagens”.

Seu palpite é de que uma pane estrutural na aeronave tenha causado o acidente. Britto acredita que uma falha mecânica não permitiu que o piloto fizesse um pouso de emergência.

No vídeo, a aeronave é vista passando muito próxima a um prédio da Rua Paraguassu em uma caída crescente, em alta velocidade. Em seguida, acontece um clarão por trás do edifício e uma grande nuvem de fumaça se espalha pelo local.

As imagens também desmentem os boatos de que o avião tinha se incendiado no ar e descia como uma bola de fogo, cenário descrito por muitos populares.

Investigação

Ontem, a Polícia Federal e a Aeronáutica estiveram no empreendimento imobiliário, em Santos, para pegar cópias do vídeo gravado pelo sistema de monitoramento. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), as imagens serão complementares à investigação.

Na última terça-feira, o Ministério Público Federal (MPF) encaminhou pedidos de informações aos órgãos de controle e investigação responsáveis pela apuração do acidente aéreo. Os pedidos de informação foram assinados pelo coordenador do Grupo de Trabalho de Transportes da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Thiago Lacerda Nobre, que atua na Procuradoria da República, em Santos.


Confira na ilustração abaixo a rota feita pela aeronave:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook