segunda-feira, 28 de julho de 2014

Resumo da sabatina da presidenta e candidata a reeleição Dilma Rousseff


Abaixo apresento um resumo da sabatina de hoje 28/07 com Dilma Rousseff realizada no Palácio do Alvorada, em Brasília, tendo como entrevistadores os jornalistas Josias de Souza, blogueiro do UOL; Ricardo Balthazar, editor do caderno Poder da Folha de S.Paulo; Kennedy Alencar, do SBT; e José Maria Trindade, da rádio Jovem Pan. (no final da postagem você poderá conferir o vídeo com a sabatina na íntegra)

Ricardo Balthazar, editor de o caderno Poder da Folha de S.Paulo, abre a sabatina e apresenta um vídeo sobre Dilma Rousseff.

Questionada Dilma se negou a comentar se manteria o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, num possível segundo mandato. “Não é hora de falar sobre ministério”, afirmou. “Não discuto meu ministério”.

Dilma afirma que, em seu mandato, a economia do país foi prejudicada pela crise internacional e que nenhum país se recuperou da crise. “O mundo errou, todos nós erramos, porém, dos países do G20, o Brasil está entre os seis ou sete que mais cresceram [em 2013]”. Destacou ainda que, apesar da crise, o país gerou mais de 5 milhões de empregos durante seu mandato e que a inflação anualizada ficará inferior ao limite superior da meta. “A inflação não está descontrolada” acrescentou a respeito da previsão sobre as consequências da crise.

Dilma disse divergir das previsões de economistas como Delfim Netto, conselheiro de seu governo. "Minimizamos os efeitos da crise sobre a economia brasileira", declarou a presidente.

Para Dilma, o pedido de desculpas do banco Santander foi “muito protocolar”, “É lamentável e inadmissível o que foi feito pelo Santander, acho muito perigoso especular em períodos eleitorais”. Disse ainda que é inadmissível aceitar qualquer interferência de qualquer setor na economia e nas eleições.


A candidata à reeleição diz que há um “jogo de pessimismo” no país. Cita como exemplo às críticas à Copa do Mundo, as previsões de falta de energia e na economia. “O mesmo pessimismo que houve com a Copa está havendo com a economia. E como economia é na expectativa, é muito mais grave”.

Internauta pergunta se Dilma pretende mudar a política industrial:

“Temos a menor taxa histórica de desemprego de todos os tempos, o crescimento industrial é condição para o país se desenvolver, o Brasil não pode ser só um produtor agrícola”. Dilma destaca os investimentos de seu governo em infraestrutura.

Dilma diz que faz uma análise realista da economia, e não otimista. “Você não faz mudança porque errou, mas sim porque tem sempre de melhorar”

A presidente cita mudanças feitas no Bolsa Família e na concessão de rodovias.

Dilma afirma que o governo vem fazendo concessões e não privatizações. “Privatização é vender patrimônio, concessão você devolve depois”

Dilma responde questão de Ricardo Balthazer sobre a taxa alta de rejeição da petista em São Paulo afirmando que a população de São Paulo ainda não conhece bem as ações de seu governo no Estado. Cita como exemplo a construção de 600 mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida e a criação de 1,2 milhão de vagas no Pronatec. Diz ainda que a campanha eleitoral permite a apresentação de suas ações no Estado

Dilma volta a dizer que o Conselho de Administração da Petrobras não recebeu todas as informações da empresa na época da decisão da compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. “Não acho que estou sendo desgastada pela compra de Pasadena, o conselho jamais aprovou a segunda fase da compra [de Pasadena]. O conselho aprovou a primeira fase”


Dilma disse que a mudança no Ministério dos Transportes foi discutida no Palácio do Planalto e que não se sentiu chantageada pelo PR na época da troca feita na pasta. “Não tolero, não compactuo, não aceito corrupção, só aceito ministros que eu tenho em alta conta”

Dilma afirma que os governos do PT têm tomado medidas para “melhorar as instituições” e “combater a corrupção”. “A Controladoria Geral da União investiga todos os ministérios. Sugere e aponta inconformidades em vários ministérios. Não necessariamente todas as inconformidades são fruto de má gestão no sentido criminoso da palavra". “Não vou concordar em chamar o Lupi de um cara que fez mal feitos”, afirma em referência ao ex-ministro do Trabalho.


Dilma afirma que os governos do PT não interromperam processos de investigação de casos de corrupção. “No nosso caso, tomamos todas as providências”. “Como presidenta, não me manifesto sobre decisão do Supremo Tribunal Federal”

Dilma diz não ver acirramento da luta de classes no Brasil. “Não acho que há uma guerra de pobres e ricos”

A candidata à reeleição diz que todos ganharam nas gestões do PT e que os pobres ganharam mais

Dilma declara que o governo está tentando ampliar a oferta de educação e saúde de qualidade.

Dilma sobre a ofensiva de Israel contra palestinos na Faixa de Gaza. “Em relação a Israel, o Brasil tem uma posição bastante antiga de amizade”, diz Dilma. “Não acho que é um genocídio, acho que é um massacre”, afirma. Para a presidente, a ação de Israel é desproporcional.

Para justificar laços com o regime cubano, Dilma declara que todos os países da América Latina aprovaram o fim das restrições econômicas a Cuba. “Esse programa [o Mais Médicos] é por um período no qual temos que formar mais médicos aqui”. “Sabe qual o Estado que tem o maior pedido de médicos? É São Paulo” afirma a presidenta.

Dilma disse que guarda dinheiro em casa porque incorporou hábitos de época em que foi perseguida e presa durante a ditadura militar. “Uma parte disso a gente deposita ao longo do ano, em poupança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook