quinta-feira, 10 de julho de 2014

27 tartarugas marinhas são achadas enroladas à rede de pesca, no ES

Pelo menos 27 tartarugas foram encontradas mortas (Foto: Reprodução/ Whatsapp)
Segundo bióloga, pelos menos 27 animais foram encontrados mortos.
Moradores da região se mobilizaram para ajudar a retirar os animais.

Pelo menos 27 tartarugas marinhas foram encontradas mortas, enroladas em uma rede de pesca na manhã desta quarta-feira (9), em uma praia da Barra do Jucu, em Vila Velha, no Espírito Santo. Segundo um guarda-vidas que trabalha no local, moradores da região fizeram o resgate, mas nenhum animal foi retirado da água com vida. A bióloga Jordana Borini, do projeto Tamar, foi ao local e contou que um pedaço da rede ainda está na água, e há chances de mais tartarugas estarem presas. 

O guarda-vidas Pedro Silva contou que a rede onde estavam as tartarugas foi encontrada por pescadores, por volta das 9h30 da manhã. Ele, outro guarda-vidas e moradores da região também se mobilizaram para fazer a retirada dos animais e depois atravessaram o rio com eles. “Já tínhamos visto casos como esse, mas não nessa proporção. Todo mundo ficou revoltado”, disse.

A bióloga Jordana Borini, do Projeto Tamar, explicou que toda as tartarugas eram juvenis, com no máximo, quatro anos de vida, e que a rede trata-se de um rede de espera. Nessa prática, o pescador arma uma rede fixa, estendida na água, e ‘aguarda’ os peixes. De acordo com a bióloga, esse tipo de rede não poderia ter sido usado no local. “Essa rede estava armada na foz do rio Jucu. Além de ser um local proibido, o instrumento foi deixado lá por muito tempo. Acreditamos que ela tenha sido colocada na noite de ontem (8) e ficou até hoje pela manhã”, explicou.

Ainda de acordo com Jordana, a morte de tantos animais da mesma espécie causa um grande prejuízo para a natureza. “Temos cinco espécies de tartaruga marinha no brasil e todas correm risco de extinção. Essa perda gera um declínio ainda maior da população de tartarugas.

Do G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook