quinta-feira, 24 de abril de 2014

Senado vai recorrer de decisão que determina CPI exclusiva da Petrobras


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota hoje (24) adiantando que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar reverter a decisão da ministra Rosa Weber, que determinou a instalação imediata de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar exclusivamente a Petrobras. Renan Calheiros, está em viagem oficial a Roma e retorna a Brasília na segunda-feira (28).

“A compreensível divergência acerca da amplitude das comissões parlamentares de inquérito caracteriza uma situação inédita. Ela obriga a reflexão de todos os Poderes a fim de evitarmos um precedente que implique em futuras investigações seletivas, restritivas ou mesmo persecutórias a serviço de maiorias circunstanciais”, afirmou, destacando que a independência entre os Poderes tem que ser respeitada.

Segundo ele, o impasse criado com a apresentação de quatro diferentes requerimentos para instalação de CPIs poderia ter sido solucionado com base nos regimentos do Congresso Nacional. “O regimento interno da Câmara dos Deputados, por exemplo, explicita que na ocorrência de requerimentos com objetos coincidentes, prevalecerá aquele de espectro mais abrangente. É uma premissa bastante sensata e que se aplica ao caso”, explicou.

Renan Calheiros lembrou ainda que tentou o entendimento sobre o caso, respeitando o direito da minoria, mas afirmou que o poder investigatório do Congresso é estendido a todos os interesses nacionais. A decisão de Renan atende ao pleito da base do governo no Senado que já sinalizava com a intenção de recorrer ao STF.

Independentemente do recurso, para os partidos de oposição, a decisão da ministra está valendo e deve ser cumprida imediatamente. “O que tem que acontecer agora é o presidente do Senado e Congresso cumprirem o que a Constituição diz e o que a ministra Rosa Weber traduziu com muita clareza. Eu acho que não há o que discutir. Se havia duvida jurídica, ela está elucidada. O que se impõe agora é a instalação [da CPI]”, cobrou Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado.

Da Agência Brasil

12 comentários:

  1. Esses corruptos !!! Não querem deixar a justiça vigorar pois estão envolvidos até o pesçoco na merda !!!! Cadeia nesse sujeito !!

    ResponderExcluir
  2. cadeia nada isso é igual câncer tem que matar até a raiz ... senão volta.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Virou moda agora os políticos e secretários de estado reverter até os tipos de medicamentos prescrito pelos médicos ... Eles políticos se acham engenheiros, médicos, professores, cientistas e até DEUS!

    Ops! São os chefões dos bandidos também!

    ResponderExcluir
  4. Essa CPI vai rolar até o final de 2014. Agora tem a copa, e depois as eleições. Os senadores saem para seus currais e os deputados tambem. DILMA 2014!!! Não será por causa desse bilhão que perderemos a eleição. Senão o Aécio e FHC já tinham que estar na cadeia. Lembram da Vale do Rio Doce? Com quanto alguém ficou? E nas MG, ?

    ResponderExcluir
  5. ...pode ser o estopim duma explosão obrigando a mudar o sistema por um que seja controlado pelos cidadãos e não o inverso como ocorre nos governos.

    ResponderExcluir
  6. só se o povo se rebelar total e ir às ruas ... como nas diretas já ..e exigir mudanças imediatas e com muita clareza ... caso contrario vamos a luta de outra forma !!!!!!!!!!!!!!

    se conseguem colocar dois milhões numa parada qualquer porque não juntarmos 100.00.00 brasileiros e nos colocarmos em frente ao congresso nacional.... quero ver tropa de choque que impeça e que esteja disposta a enfrentar a massa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Será que o recurso tem efeito suspensivo? Será que o Toffoli toma vergonha na cara se o recurso for para o plenário do STF? Com a palavras, os juristas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o recurso não suspende a instalação. Mas há os recursos protelatórios. Os partidos podem não indicar membros para a Comissão, por exemplo, como fizeram com a CPI da Privataria.

      Excluir
    2. Valeu a dica! Mas preferimos por ter CPI contando que a retratação chegue antes das eleições!

      Excluir
    3. Retratação de que? Investigar é uma das funções do congresso.

      Excluir
  8. Se for para por às claras as sujeiras independendo de matizes, que se instalem duas CPIs ao invés de uma CPMI. Independentes e com amplo poder investigativo, uma para investigar as possíveis e bem prováveis maracutaias da Petrobrás, e outra para investigar as também possíveis e prováveis maracutaias do metrô. Quem sabe assim evita-se o toma-lá-da- cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou plenamente de acordo. As evidências são gritantes nos dois casos. A médio prazo há uma série de medidas legais que podem coibir a corrupção. A criação de uma justiça especial seria uma delas e se justifica.

      Excluir

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook