sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Prefeito tem mandato cassado e cidade do ES pode ter nova eleição


Henrique Vargas, prefeito de São Gabriel da Palha, pode recorrer.
Denúncia aponta que servidores da Ales trabalharam em sua campanha.

O prefeito de  São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, Henrique Vargas, teve o mandato cassado na noite desta quarta-feira (16), após 16 dias no cargo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Uma denúncia recebida pelo tribunal aponta que servidores da Assembleia Legislativa do estado (Ales) teriam trabalhado na campanha dele, o que é proibido pela lei eleitoral. A Justiça determinou que o presidente da Câmara de Vereadores, Brás Monfardini, assuma a prefeitura. Henrique Vargas tem três dias para recorrer da decisão e, caso ele não se manifeste, o TRE tem de 20 a 40 dias para marcar a data das novas eleições. O prefeito foi procurado pelo G1, mas não atendeu as ligações.

A decisão ainda prevê que Vargas, que é ex-deputado estadual, não poderá ser...
eleito pelos próximos oito anos. De acordo com a Ales, os servidores denunciados eram funcionários do gabinete do então deputado. Ainda conforme informações da Assembleia, o prefeito cassado não poderá voltar ao antigo cargo na Casa, já que outro parlamentar já ocupa sua vaga desde o início do mês.

Segundo o TRE, a juíza dra. Emilia Coutinho Lourenço, que embasou sua decisão em duas leis, declarou que "a conduta é grave, pois lesa o patrimônio público, além de usar benefícios do cargo público que exercia para benefício pessoal". Entretanto, ainda de acordo com o Tribunal, alguns pontos ainda podem ser revistos caso Vargas recorra.
Henrique Vargas (PRP) foi eleito no dia 7 de outubro, em primeiro turno, o novo prefeito de São Gabriel da Palha, na região Noroeste do estado. Ele recebeu 9.686 votos, o que equivale a 50,01% dos votos válidos. Ele disputou com Dr. Luiz (PP) que ficou em segundo lugar, com 7.875 votos, o que corresponde a 40,66% dos votos válidos, e Nodir Colombo (PC do B), em terceiro lugar com 1.809 votos, 9,34% dos votos válidos. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook