sábado, 7 de julho de 2012

Após visita à China, Raúl Castro desembarca no Vitenã


O ditador de Cuba, Raúl Castro, chegou ao Vietnã neste sábado após a visita de quatro dias à China durante a qual assinou importantes acordos de cooperação financeira e reuniu-se com os líderes atuais e seus sucessores, informou a agência oficial Xinhua.
Castro finalizou sua primeira visita à China como líder cubano com oito acordos bilaterais sobre ajuda financeira e técnica a Cuba.
Ditador cubano, Raúl Castro (centro) chega a Hanói após visitar a China
Para alguns observadores, a viagem serviu para armar pontes de cooperação entre Havana e Pequim, segundo principal parceiro comercial da ilha --após a Venezuela--, e busca tornar o país asiático uma alternativa cada vez mais concreta à dependência econômica cubana do regime de Hugo Chávez.
O líder cubano começou sua agenda na quinta-feira (5), com uma reunião com o presidente da China, Hu Jintao, e com o presidente da Assembleia Nacional Popular (Legislativo), Wu Bangguo.
Além de se reunir com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, Castro também se encontrou com o vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, e com o vice-presidente, Xi Jinping.
Xi, que em outubro será nomeado secretário-geral do Partido Comunista da China e em março de 2013 assumirá a Presidência do país, substituindo Hu Jintao em ambos os cargos, se reuniu com Castro na sexta-feira, na residência de chefes de Estado de Diaoyutai.
No Vietnã -- que se destaca por ser o maior exportador de arroz a Cuba, uma das principais bases da alimentação dos habitantes da ilha caribenha-- ele tentará fechar mais acordos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook