sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vila Velha – ES


Pessoal,
Gostaria de apresentar a vocês, minha cidade:
Vila Velha – ES. 
Terra bonita, gente boa, comida excelente!

A atual cidade de Vila Velha foi a primeira povoação fundada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho no Espírito Santo. Nasceu como vila com o nome de Espírito Santo, o mesmo que o donatário deu às suas terras no Brasil. A vila do Espírito Santo foi sede da capitania de 1535, ano da chegada de Vasco Fernandes Coutinho, até 1550, quando ele fundou a vila de Nossa Senhora da Vitória.

Vila Velha é o município mais antigo do Espírito Santo, e foi também a primeira Capital do estado. Possui 32 km de litoral, com praias limpas e muito visitadas por turistas.

Por ser a cidade mais antiga do estado, possui construções antigas como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário (ambos do século XVI); o Forte de São Francisco Xavier (do século XVII) e o Farol de Santa Luzia (do século XIX).

O cidadão vila velhence é apelidado também de canela-verde – um apelido histórico para o qual há explicações. Diz a história que, quando os portugueses aqui chegaram, ao descerem três homens da embarcação a fim de verificar a profundidade para a sua atracação, tiveram as pernas até a altura dos joelhos onde as calças estavam arregaçadas, envolvidas por grossa camada de algas, ficando eles com as canelas verdes da vegetação. O ocorrido causou divertimento à tripulação que denominou os nativos daquela região específica – Vila Velha – de Canelas-verde. Logo, eu sou um canela-verde.

O bairro chamado Glória possui duas das grandes “atrações” da cidade: A Fábrica de Chocolates Garoto, e o Pólo de Moda da Glória (com cerca de 900 lojas, um verdadeiro shopping a céu aberto).

Entre outros pontos turísticos estão o Sítio Histórico da Prainha, o Santuário Divino Espírito Santo, o Museu Ferroviário, o Morro do Moreno e o Shopping Praia da Costa.
Vila Velha é um ótimo lugar para se viver, a cidade é bonita, há várias possibilidades de lugares para sair, e oferece todo tipo de serviço necessário para atender a população.
Essa é a minha cidade!!! 

Assista abaixo a um vídeo com imagens antigas da já bela Vila Velha, e na seqüência aprecie fotos minhas e outras garimpadas da Região Metropolitana de Vitória e dessa maravilhosa Vila Velha do século XXI.



01 - Vitória e Vila Velha do alto. Vitória é uma ilha e ligada ao continente por essa ponte gigante.


02- Vila Velha do lado esquerdo, Vitória no lado direito.


03- Vila Velha, onde vivo e a maior cidade da Grande Vitória.


04- Vila Velha


05- Vila Velha


06-Vila Velha


07-


06-


07- Praia da Costa, Vila Velha


08- Praia da Costa. Vista do Hotel onde fiquei antes de alugar o apê.


09- Praia de Itapuã, na varanda do mesmo hotel.


10-


11-


12- Vitória, Enseada do Suá. Vista da janela da agência onde eu trabalho.


13-


14- Mesma vista, agora só mirando mais pra direita, com a ponte ao fundo. Eses terrenos vazios já estão com projetos em andamento. Alguns edifícios comerciais espelhados bem modernos.


15- Janela do Trabalho, do lado oposto.


16-


17- Ponte que liga Vitória e Vila Velha


18- Vitória, vista da entrada da Ilha do Boi


19-


20-


21- passeando de carro


22-


23- Perdido em Guarapari.. Tava indo pra uma praia e acabei em outra.


26-


27 - Agora sim, Praia da Enseada em Guarapari.


28-


29- Uma prainha interessante que encontrei na volta à Vila Velha.


30-outra prainha


31- Guarapari


32-


33-


34- 


35- Uma sequência de Vitória, dentro do carro.


36-


37-


38-


39-


40-


41-


42-


43-


44-


45-


46-


47-


48-


49-


50-


51-


52-


53-


54-


55-


56-


57-


58-


59-


60-


61-


62-


63-


64-


65- eu trabalho nesse edifício no final da rua...


66-
Final da tarde no estacionamento do Shopping Vitória.


67-


68- Algumas aéreas que fizemos pra anunciar um novo empreendimento imobiliário na Praia de Itapuã, em Vila Velha. Vitória ao fundo.


69-


70-


71-


72-


73-


74-


75- Vila Velha nesse lado do canal, Vitória do outro lado. Só pra ter uma idéia de como parece uma única cidade. Uma não vive sem a outra.


76- Itapuã com a Praia da costa ao fundo. Foto que fizemos pra um anúncio imobiliário.


77- Ponta da Sereia. Alguém saca porque o nome?




78


79-


80- Terceira Ponte. Vitória ao fundo.


81-

Um comentário:

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook