quinta-feira, 28 de junho de 2012

Paraguaios sem-terra organizam protesto contra prisão de líder


A Liga Nacional de Carperos (LNC), que aglutina os trabalhadores rurais sem-terra paraguaios, convocou nesta quinta-feira todas suas as organizações a se manifestarem contra a detenção de seu presidente, Eulalio López, que apóia Ferando Lugo, e pediu sua "imediata" libertação.
López foi detido nesta quinta, no departamento de San Pedro (centro), quando circulava por uma estrada e tentou passar por um controle rotineiro de pessoas e veículos, e foi comprovado que sobre ele pesava uma ordem de prisão do ano de 2006 por "perturbação da ordem pública e outros delitos", disse o comissário Hilario Lesme.

Com sua detenção "começa a ser cumprida a promessa feita à nação por parte do ilegítimo governo de Federico Franco de desencadear uma onda de repressão e de terrorismo de Estado contra as organizações sociais e fundamentalmente contra os sem-terra", disse a LNC em comunicado.
A entidade responsabilizou diretamente o presidente Franco pelas "conseqüências desta escalada de violência que está acontecendo" no país. Além disso, pediu "a todas suas organizações de bases para se manifestarem maciçamente e resistir de forma pacífica ao ataque contra um dos direitos fundamentais de todo ser humano, o direito à terra".

Por último, exigiu a libertação "imediata" do detido e "o cessar da perseguição às organizações sociais". Lesme acrescentou que o líder camponês está na delegacia de Santa Rosa de Aguaray e "será transferido para a prisão de San Pedro hoje mesmo".
López é um dos principais líderes dos "carperos" paraguaios, chamados assim porque se abrigam em barracas (carpas) quando ocupam propriedades do país. No último ano, foram freqüentes as invasões de sem-terra a fazendas na região de Ñacunday, na fronteira com o Brasil, e López foi um dos principais interlocutores de Lugo e seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook