quinta-feira, 14 de junho de 2012

Givaldo tenta impor sua própria ‘geopolítica’ para favorecer PSB de Renato Casagrande


Embora a geopolítica tenha saído de moda após o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) desistir de disputar a prefeitura de Vitória, o vice-governador Givaldo Vieira (PT) parece estar disposto a ressuscitá-la. Motivo: ajudar o PSB do governador Renato Casagrande. 

Por conta própria, Givaldo tem se movimentado nos bastidores políticos de pelo menos três municípios: Vila Velha, Serra e São Mateus. Nos três cenários ele tenta fortalecer os candidatos e/ou as alianças do PSB.
Em Vila Velha, embora o PT, ou parte dele, tenha declarado apoio à candidatura própria de João Batista Babá, Givaldo se movimenta no sentido de aproximar o PT do PR do prefeito Neucimar Fraga. A missão do grupo de Givaldo é convencer Babá a rever suas diferenças com Neucimar e lançá-lo como vice do republicano e, consequentemente, fortalecer o candidato do governo (Neucimar) na difícil disputa contra Max Filho (PSDB).
 A composição PT-PR, proposta por Givaldo, é contraditória à própria orientação do partido, que decidiu romper com a administração do republicano, impondo que os secretários do PT deixassem a administração do PR. Dois dos secretários que relutaram em sair – Linda Morais e Henrique Casamata – foram expulsos do partido.
É difícil reverter a decisão do PT, mas Givaldo segue na contramão da orientação da sigla tentando provar que ser vice de Neucimar, além de dar visibilidade ao PT em Vila Velha, fortalece as pretensões do PSB no jogo casado com a Serra. Ou seja, no troca-troca de apoio, o PR, que abriu mão da candidatura de Vandinho Leite na Serra, subiria no palanque do deputado federal Audifax Barcelos (PSB), que disputa a prefeitura com Sérgio Vidigal (PDT).

Na “geopolítica” de Givaldo, o PT sacrificaria a candidatura do deputado estadual Roberto Carlos para engrossar a frente em prol de Audifax, o que, convenhamos, seria um tanto fora de propósito para o partido. Com a desistência do promotor Saint’Clair Nascimento (PSD) da corrida à prefeitura da Serra, Roberto Carlos teria espaço para se colocar como alternativa às candidaturas de Vidigal e Audifax, que devem polarizar a disputa. Mesmo com poucas chances de superar dois candidatos parrudos, Roberto Carlos teria campo para fortalecer sua imagem na Serra, seu principal reduto eleitoral, já com vistas à reeleição na Assembleia em 2014.
Mais despropositado ainda é o plano de Givaldo para tentar impor o petista Silvio Manoel dos Santos como vice do prefeito Amadeu Boroto (PSB), que tenta a reeleição à prefeitura de São Mateus (norte do Estado). Quem leu a edição de Século Diário da última segunda-feira (11), sabe que já existe uma aliança costurada pelo próprio PT e mais sete partidos - PMDB, PSDC, PPS, PSDB, PTB, PP, PDT – em torno da chapa formado pelo ex-deputado Paulo Roberto (PMDB) e Jaciara Teixeira (PT), justamente para enfrentar Boroto.

Os primeiros feridos dessa articulação suicida que Givaldo tenta viabilizar pela porta dos fundos em São Mateus já começam a aparecer. O ex-chefe de Gabinete de Boroto, que Givaldo tenta impor como vice do socialista, se desincompatibilizou do cargo contando que o arranjo de Givaldo fosse vingar. É difícil. Está mais fácil Silvio pedir para voltar à prefeitura, não como vice, mas como chefe de Gabinete.
Após o encontro, no entanto, Zancanela – que possui um respeitável capital político – aceitou abrir mão da disputa em nome de uma candidatura de consenso, que deve reunir o ex-deputado estadual Paulo Roberto, também do PMDB, puxando a chapa que teria a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São Mateus e presidente do diretório municipal do PT, Jaciara Teixeira, como vice.

Além de Zancanela e dos partidos que compõem a aliança em torno de Paulo Roberto, o deputado federal Jorge Silva (PDT), que também é um importante puxador de votos no município, já confirmou apoio à frente. A entrada de Jaciara como vice também atende às pretensões do vereador Eneias Zanelato (PT), que estaria disposto a abrir mão de sua candidatura para apoiar a mulher na disputa. | José Rabelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook