sexta-feira, 15 de junho de 2012

Excesso de candidatos à prefeitura de Vitória mina mais votos de Iriny que de Luiz Paulo


Cresce o número de observadores políticos que defendem a tese de que o inchaço de candidatos na corrida eleitoral à prefeitura de Vitória é benéfico à candidata do PT Iriny Lopes. A coluna Plenário, do jornal A Tribuna, nesta sexta-feira (15), revela que há uma movimentação de lideranças petistas tentando convencer os candidatos que ainda não firmaram os nomes na disputa que o façam o quanto antes.

A tese do “quanto mais, melhor” aposta que a bonança de candidatos será decisiva para empurrar a candidata petista para o segundo turno. Já o cenário minguado de candidatos tenderia para a polarização entre PT e PSDB, reduzindo as chances de a deputada federal Iriny Lopes passar para o segundo turno.
 Há quem diga que a tese já tem seus desdobramentos práticos. Lideranças petistas estariam costurando com o governador Renato Casagrande a manutenção da candidatura do vereador socialista Sérgio Magalhães. Outras frentes petistas estariam empenhadas em estimular as candidaturas de Lelo Coimbra (PMDB) e José Esmeraldo (PR).

Os estrategistas petistas, ou parte deles, entendem que a disputa polarizada entre Luiz Paulo Vellozo Lucas e Iriny Lopes pode levar mais partidos para o lado do tucano, enfraquecendo a petista.
O raciocínio, no entanto, segue na contramão de uma lógica eleitoral que se repete em quase todos os pleitos. As pesquisas já cansaram de mostrar que o candidato que recebe o apoio da máquina, caso da candidata petista, herda, de saída, de 20 a 30% dos votos. Sem contar que Iriny foi ministra de Dilma e ainda goza do apoio do governo federal, o que também pesa nessa conta, considerando a alta aprovação da presidente.

Nesse cenário, os postulantes a vereador de outras legendas tendem a se “abrigar” no guarda-chuva do candidato do governo, que indiscutivelmente é mais promissor para os candidatos que também querem pegar carona na máquina.
Fora isso, as últimas pesquisas mostraram que o prefeito de Vitória João Coser, que já esteve com a reputação administrativa mais em baixa, já dá sinais consistentes de franca recuperação de sua popularidade, o que também pesa na hora dos candidatos escolherem em que barco irão entrar. SD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Seja Bem-Vindo

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Paulo Freire

Paulo Freire
Para analisar

BLOG MIN

BLOG MIN
Porque todos temos uma opinião, seja construtiva, destrutiva, cientifica, acéfala, perversa, parva, demolidora ou simplesmente uma opinião...

Mensagem do Autor

Ocorreu um erro neste gadget

Seguir No Facebook