segunda-feira, 4 de junho de 2012

BALANCE CAPIXABA 04/06/2012

BALANCE CAPIXABA 04/06/2012
Após operação da PF, Delegacia de Defraudações do ES tem nova chefia
André Luiz Cunha Pereira é o delegado que vai ocupar o cargo de Gomes.Prisão do ex-titular é provisória, mas foi prorrogada a pedido do MP-ES.

Imagens cedidas pela PF mostram suposta ação da quadrilha (Foto: Divulgação/ Políca Federal)

A Delegacia de Defraudações e Falsificações do Espírito Santo (Defa) já tem um nome para susbstituir o delegado Gilson Gomes na chefia. André Luiz Cunha Pereira é o novo titular da delegacia, de acordo com a Polícia Civil. A decisão saiu no Diário Oficial nesta segunda-feira (4). A prisão do ex-titular, que é provisória, foi prorrogada para mais cinco dias na noite deste sábado (2). O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) e passou a valer a partir da manhã de domingo (3), de acordo com o Tribunal de Justiça do estado (TJ-ES). Gilson Gomes está detido na Delegacia de Vila Velha, na Grande Vitória. 

Pente fino
Uma análise começou a ser feita nesta segunda-feira (4), na Delegacia de Defraudações e Falsificações do estado. Trata-se de uma revisão criteriosa de todos os inquéritos da delegacia, que foi soliciatada pela Polícia Civil após a prisão do delegado Gilson Gomes, antigo titular. A responsável é a Dra. Glória Regina com a participação de um escrivão e três agentes de polícia.

A polícia instaurou o inquérito para apurar a existência e atuação de uma organização criminosa no Espírito Santo que praticava os crimes de desvio ou roubo de dinheiro público, formação de quadrilha, falsificação de documento público, uso de documento falso, falsidade ideológica e estelionato qualificado contra à Caixa, a partir de saques de precatórios judiciais e aposentadorias.

Segundo a Polícia Federal, um funcionário da Caixa com posse das senhas administrativas selecionava as contas alvo e emitia folhas de cheque em branco. Esses cheques eram entregues para outros membros da quadrilha que preenchiam com o valor e falsificavam a assinatura do cliente.

Entenda o caso
A polícia instaurou o inquérito para apurar a existência e atuação de uma organização criminosa no Espírito Santo que praticava os crimes de desvio ou roubo de dinheiro público, formação de quadrilha, falsificação de documento público, uso de documento falso, falsidade ideológica e estelionato qualificado contra à Caixa, a partir de saques de precatórios judiciais e aposentadorias.
A PF informou que parte da quadrilha também foi responsável pelo desvio de cerca de R$ 250 mil através de fraudes no pagamento usando cartões de crédito em um posto de gasolina na região metropolitana de Vitória. As investigações apontam ainda que a ação da quadrilha resultou em prejuízo estimado à Caixa em mais de R$ 1 milhão. A PF diz que, em outubro de 2011, foi registrada a denúncia sobre o desvio, mas não foi investigada.

De acordo com o advogado de Gilson Gomes, Edson Viana dos Santos, a defesa vai aguardar a conclusão das investigações para se pronunciar. "Meu cliente está muito tranquilo, mas disse que algo mal interpretado aconteceu. Preciso ter acesso aos autos para saber o que fazer", explicou.
A Caixa informou que não vai se manifestar sobre o caso para não atrapalhar as investigações. Segundo a Polícia Federal (PF), o fato de o delegado ter aberto inquérito e não ter dado continuidade aos trabalhos chamou a atenção das investigações, que constataram, por meio de interceptações telefônicas, a relação de Gilson Gomes com a quadrilha.

Esquema
A polícia disse ainda que os criminosos voltavam ao banco para fazer as transferências ou saques e eram atendidos justamente pelo funcionário membro da quadrilha que liberava as operações.
Câmara continua com pauta trancada 



As sessões da semana acontecem na terça-feira (5) e na manhã de quarta-feira (6).  
Os trabalhos do congresso deverão atrasar ainda mais devido o feriado de Corpus Christi, dia 7 de junho, A pauta da Câmara está trancada pela quinta semana consecutiva por Medidas Provisórias (MPs). 

Antes de voltarem para as suas bases, os deputados poderão votar em sessão extraordinária se houver acordo entre os líderes de partidos o Projeto de Lei (PL) 3887/97, do Senado, que facilita o acesso a medicamentos de controle da dor para pacientes com câncer no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Na terça-feira às 14h30, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza audiência pública para discussão de políticas de desenvolvimento regional sustentável e sobre a regra de aprovação de resoluções no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A CPMI do Cachoeira ouve na terça-feira o depoimento de quatro pessoas suspeitas de ligação com o esquema de corrupção do contraventor: os empresários Walter Paulo Santiago, Sejana Martins, Écio Antônio Ribeiro e Eliane Gonçalves Pinheiro, ex-chefe de gabinete do governador de Goiás, Marconi Perillo.
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado sabatina na terça-feira Assusete Dumont Reis Magalhães, indicada pela Presidência da República para o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ainda na terça, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).
O presidente fará avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial, abordando o impacto e o custo fiscal de suas operações, além dos resultados demonstrados nos balanços de 2011.

A audiência é em conjunto com as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, e as comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

Cidade não preenche vaga e posto fica sem médico por 6 meses no ES 
Moradores do bairro Soteco, em Viana, na região Metropolitana do Espírito Santo, alegam que há seis meses não há médicos no posto de saúde do bairro.

Na manhã desta segunda-feira (4), um grupo da comunidade trancou a unidade com correntes e cadeados e disseram que só iriam reabrir quando tivessem profissionais para atender a população. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Viana informou que recentemente abriu processo seletivo, mas, como poucos candidatos se apresentaram, “não foi possível suprir a demanda das unidades”. 

A paciente Josélia Tatagiba disse que está esperando há um ano para mostrar um exame ao especialista. "Estou com um exame ginecológico desde junho de 2011 para mostrar ao médico e até hoje não consegui. Já está quase completando um ano", afirmou Josélia. 

De acordo com os moradores, além da falta de médicos, também não têm medicamentos no posto de saúde. A secretaria afirmou que todas as unidades de saúde do município foram abastecidas com medicamentos na última sexta-feira (1). 

Segundo a Prefeitura de Viana, nos próximos dias, outro processo seletivo será aberto para a contração de urgência para a especialidade médica de pediatria e ginecologia, entre outros. 
Posto de saúde em Soteco, Viana (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Posto de saúde em Soteco, Viana (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook