domingo, 3 de junho de 2012

BALANCE CAPIXABA 03/06/2012

BALANCE CAPIXABA 03/06/2012

Hartung desistiu de concorrer à PMV por temer denúncias que envolvem seu governo
A anúncio do ex-governador Paulo Hartung de que não vai concorrer à prefeitura de Vitória gerou uma série de especulações a respeito dos reais motivos que o levaram a tomar esta decisão.

Na bancada capixaba corre a informação de que foi a mesma razão que o levou a desistir de disputar vaga ao Senado.
Ele ficou no Senado e criou um exército de amigos. Se as denúncias vazassem, mesmo com mandato ele iria para o sacríficio. E a repercussão seria ainda maior.

Mesmo com a chance de vencer com tranquilidade a eleição na capital, PH mais uma vez retirou o seu nome da disputa sem dar explicações convincentes aos eleitores.
O mesmo aconteceu em 2010, quando desistiu de concorrer ao Senado, embora as pesquisas lhe dessem a Vitória.
Até hoje Hartung não explicou as razões da renúncia. Adversários políticos atribuem à "interesses inconfessáveis".
Parece que mais uma vez a história se repete. O ex-governador saiu da cena eleitoral capixaba num momento em que seu nome é citado pelo TJES em suposto envolvimento com casos de corrupção no estado.
De acordo com denúncia, o ex-governador estaria envolvido em operação irregular de compra e venda de terrenos - com seu ex-secretário José Teófilo - na construção de presídios com suspeita de superfaturamento, criação de uma fila de empresários para burlar licitações e concessão ilegal de incentivos fiscais.

Veja aqui algumas denúncias de corrupção que marcaram o governo Hartung:

Fila de empreiteiras
A operação "Lee Oswald" da Polícia Federal aponta um esquema de corrupção para burlar licitações de grandes obras de engenharia civil no ES. "Já tínhamos em nossos arquivos informes que davam conta da existência de uma fila das grandes empreiteiras para organizar as fraudes envolvendo as grandes obras públicas de engenharia civil no estado do ES, de forma que todas se beneficiassem exatamente da não-concorrência, pois assim praticariam altos preços neste contratos\", destacou o delegado no inquérito.

Lavagem de dinheiro:
A PF aponta o envolvimento do ex-governador do ES, Paulo Hartung em esquema de lavagem de dinheiro e compra de terrenos no município de Presidente Kennedy, concessão de benefícios fiscais às empresas Ferrous Resources do Brasil S/A, ZMM Empreendimentos e Participações LTDA e BK Investimentos e Participações Ltda.

Licitações dirigidas:
Documento aponta esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos na construção de 23 presídios no ES durante governo de Hartung. Cada um custou R$ 22 milhões.

De acordo com a denúncia "o estado fez um contrato obscuro com o Inap (Instituto Nacional de Administração Prisional), empresa paranaense, pioneira na terceirização de presídios.

O homem forte desse esquema é o coronel José Nivaldo Campos Vieira, sócio do também coronel Pedro Delfino da SEI - Segurança e Inteligência, que oferece consultoria ao Inap."

"Outro personagem é o coronel do Exército, José Otávio Gonçalves, que foi Subsecretário da Assuntos do Sistema Penal até maio de 2010, saiu e foi ser consultor da Reviver, que ganhou licitação para a Penitenciária de São Mateus.

A reviver tem processo de tortura e maus tratos a presos. O Inap inaugurou a modalidade de terceirização dos presídios em 2005, com dispensa de licitação. (Informações extraídas da denúncia do TJES).


Após pesquisa, deputado Manatto desiste de concorrer em Vitória

O deputado federal Carlos Manatto, pré candidato do PDT a prefeito de Vitória, vai anunciar até o fim da semana que está fora da disputa. 

Ele havia feito um acordo com outro candidato da mesma coligação -PDT/PR/PSC - José Esmeraldo, que um dos dois deixaria as disputa, no caso o pior colocado.
"Nós combinamos lá atras que quem tivesse pior na pesquisa apoiaria o outro", afirmou.
Esmeraldo apareceu com 6%, próximo do deputado Lelo Coimbra, e Manatto com zero. O deputado evangélico não foi citado por nenhum dos entrevistados. 


A pesquisa foi realizada dois dias depois do ex-governador Hartung enviar carta para a imprensa dizendo que não seria candidato. Talvez tenha enviado tb para a Futura.
Foram ouvidas 600 pessoas, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.
As entrevistas foram realizadas na última quinta-feira, dia 31, face a face com o eleitor. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral. O tucano sobiu para 31,2% e o Luciano Rezende (PPS), foi para 21,3%. 


O cenário mostra que o tucano larga melhor neste momento. A pesquisa, no entanto, é apenas dado no processo sucessório, que de fato só começa essa semana.
O fracasso da "geopolítica" de Hartung e o "balão"de que seria candidato, impediu que os partidos discutissem nomes e debatessem programas de governo, atrasando o processo.
Fonte www.agenciacongresso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook