segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

9 alimentos que te ajudarão a deixar o cigarro

Não há mais local que se possa pregar um prego no caixão sem estar infringindo algum tipo de lei. Possivelmente seria impelido a parar de fumar, mas todos os fumantes e ex sabem o quanto isso é difícil, não impossível. É só ter uma força de vontade hercúlea e se ademais mudarmos os hábitos alimentares, a tarefa pode se tornar um pouco mais simples.

Já tentou de tudo? Comprimidos, adesivos, piteiras, abstinência, acupuntura, Calipso da Joelma... e nada ajudou a deixar o cigarro? Fique tranquilo, isso acontece com todo ex-fumante e a ajuda à solução pode estar no refrigerador. Um estudo da Universidade de Duke em Durham, Carolina do Norte, assinala a existência de alimentos que aumentam ou eliminam o gosto pelo fumo.

No primeiro grupo estão: a carne, o álcool e o café; que deveriam ser evitados, se é que quer deixar de fumar. Por outro lado, há alimentos que provocarão que apague o cigarro de sua cabeça, devido a que pioram o sabor do mesmo. Alimentos estes que recopilamos neste artigo para que inclua em sua dieta para deixar de fumar e ajudar seu organismo a se recuperar dos danos provocados pelo tabagismo.
  1. Leite. Um copo de leite pode ser seu primeiro aliado no dia para deixar de fumar, já que além de piorar o sabor do fumo, graças a vitamina B, permite eliminar a nicotina do organismo. Esta mesma característica pode ser encontrada em todos os laticínios como o iogurte e queijos.
  2. Aveia ou/e arroz integral. Devido a seu alto conteúdo em Selênio, ajudam a gerar um antioxidante que elimina os radicais livre provocados pelo fumo. Ademais, são bons para prevenir doenças cardíacas, que são mais freqüentes em pessoas fumantes.
  3. Cenoura. A vitamina A além de ajudar a consertar os radicais livres provocadas pelo tabagismo, protege os pulmões.
  4. Espinafre. O espinafre fornece quantidades importantes de beta-carotenos, compostos que além de serem transformados em vitamina A, desempenham ações antioxidantes e estimulam o sistema imunológico.
  5. Feijão. O feijão e os legumes não só fazem que o fumo tenha pior sabor, senão que também estimulam o trânsito intestinal, porque são ricos em fibra. Fumar também afeta o sistema digestivo.
  6. Laranja. O suco de laranja ajuda a consumir vitamina C, que é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o aparecimento de substâncias cancerígenas. A laranja é bem indiada por suprir as necessidades diárias de vitamina C do ser humano que é de 60mg, mas nada impede o consumo de outros frutos que tem mais vitamina que a laranja. Por exemplo, em um copo de 200 ml de suco de acerola temos 1.500 mg de vitamina C; Caju,200 mg; Manga, 84 mg; Goiaba, 67 mg. O detalhe é que quanto mais vitamina C, mais intragável será o suco para o fumante.
  7. Batata. Os problemas respiratórios são comuns nos fumantes, o Zinco contido na batata ajuda a combater ditos problemas.
  8. Figo. O figo, assim como a batata tem alto conteúdo em Zinco, o que faz parte do crescimento celular em dezenas de reações enzimáticas e do processo de expulsão do dióxido de carbono.
  9. Água. Muita água, em abundância. Copos e copos. Afogue-se. Bem, nem tanto, pelo menos um litro e meio de água ao dia, pois ajuda o organismo a incrementar a micção, o que contribui para eliminar as toxinas. Mas tome água ou sucos naturais, nada de refrigereco que tem alta calorias e isso em vez de fazer com que recuse o cigarro, provocará ainda mais vontade de acender um imediatamente.
Lembre-se que são bastante comuns as tentativas mal sucedidas de deixar o fumo, mas se realmente estiver a fim, basta insistir. Métodos graduais também não funcionam, deve ser um choque, do tipo parei e pronto e ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita foi muito importante. Faça um comentário que terei prazaer em responde-lo!

Abração

Dag Vulpi

Sobre o Blog

Este é um blog de ideias e notícias. Mas também de literatura, música, humor, boas histórias, bons personagens, boa comida e alguma memória. Este e um canal democrático e apartidário. Não se fundamenta em viés políticos, sejam direcionados para a Esquerda, Centro ou Direita.

Os conteúdos dos textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, e nem sempre traduzem com fidelidade a forma como o autor do blog interpreta aquele tema.

Dag Vulpi

Seguir No Facebook